Aula sobre Apropriacao Cultural

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Discutir sobre apropriação cultural é importante para que os alunos possam entender como a cultura de um povo pode ser utilizada de forma inadequada por outro, gerando desrespeito e preconceito. É importante que os alunos compreendam que a cultura é um patrimônio de um povo e deve ser respeitada. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa de gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro sobre a apropriação cultural. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de reconhecer os principais produtos utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o temae explique o que é apropriação cultural. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá pesquisar sobre um produto utilizado pelos europeus, procedente do continente africano durante o imperialismo. Os grupos deverão apresentar suas pesquisas para a turma.

  2. Etapa 2 - Criação do jogo

    Os alunos deverão criar um jogo de tabuleiro sobre a apropriação cultural. O jogo deverá ter um dado, pinos, cards de perguntas e ações, e um tabuleiro com 51 casas para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos deverão utilizar as informações pesquisadas na etapa anterior para criar as perguntas e ações do jogo.

  3. Etapa 3 - Teste do jogo

    Os grupos deverão testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedbacks sobre o que acharam do jogo.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir em grupo sobre as informações apresentadas no jogo e como elas se relacionam com a apropriação cultural.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e os alunos deverão fazer uma reflexão sobre o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Reconhecer os principais produtos utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo.
  • Analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e ações criadas para o jogo.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Reflexão sobre o que foi aprendido na aula.
  • Cooperação e respeito com os colegas de grupo.

Ações do professor

  • Explicar o tema e a metodologia utilizada.
  • Orientar os alunos na pesquisa e criação do jogo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e criação do jogo.
  • Criar perguntas e ações criativas para o jogo.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Fazer uma reflexão sobre o que foi aprendido na aula.
  • Cooperar e respeitar os colegas de grupo.