Aula sobre Apropriacao Cultural

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O tema "Apropriação cultural" é um assunto atual e importante para ser discutido. Ele se refere ao uso de elementos culturais de uma determinada comunidade por outra, sem respeitar sua origem e significado. Esse fenômeno pode ser encontrado em diversas áreas, como na moda, na música, na culinária, entre outras. É importante que os alunos compreendam que a apropriação cultural pode ser prejudicial e desrespeitosa, e que é necessário valorizar e respeitar a cultura de cada povo. Aqui, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri para discutir o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie apresentando o tema e explicando o que é apropriação cultural. Em seguida, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo receberá um texto sobre o tema para leitura e análise.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Os grupos defensor e opositor terão que preparar seus argumentos e apresentações. A banca julgadora e o grupo de observadores deverão acompanhar a preparação dos grupos e anotar pontos positivos e negativos.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão que apresentar seus argumentos. Em seguida, haverá um tempo para réplica e tréplica. A banca julgadora e o grupo de observadores deverão avaliar as apresentações e anotar pontos positivos e negativos.

  4. Etapa 4 - Deliberação

    A banca julgadora terá que deliberar e escolher o grupo vencedor.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre o debate e a importância de respeitar a cultura de cada povo. Os alunos serão convidados a compartilhar suas opiniões e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
  • Promover o respeito e a valorização da cultura de cada povo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante o debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Coerência e clareza na apresentação dos argumentos.
  • Respeito e valorização da cultura de cada povo.
  • Observação dos critérios de avaliação por parte da banca julgadora e do grupo de observadores.

Ações do professor

  • Explicar o tema e a metodologia que será utilizada.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los durante a preparação.
  • Mediar o debate e garantir que todos os grupos tenham oportunidade de apresentar seus argumentos.
  • Fazer uma reflexão sobre o debate e a importância de respeitar a cultura de cada povo.
  • Avaliar a participação dos alunos e observar os critérios de avaliação.

Ações do aluno

  • Ler e analisar o texto sobre o tema.
  • Preparar argumentos e apresentações em grupo.
  • Participar ativamente do debate e respeitar as opiniões dos colegas.
  • Observar e avaliar as apresentações dos outros grupos.
  • Compartilhar suas opiniões e aprendizados durante a conclusão da aula.