Aula sobre Apropriacao Cultural
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O tema "Apropriação cultural" é um assunto atual e importante para ser discutido. Ele se refere ao uso de elementos culturais de uma determinada comunidade por outra, sem respeitar sua origem e significado. Esse fenômeno pode ser encontrado em diversas áreas, como na moda, na música, na culinária, entre outras. É importante que os alunos compreendam que a apropriação cultural pode ser prejudicial e desrespeitosa, e que é necessário valorizar e respeitar a cultura de cada povo. Aqui, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri para discutir o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie apresentando o tema e explicando o que é apropriação cultural. Em seguida, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo receberá um texto sobre o tema para leitura e análise.Etapa 2 - Preparação
Os grupos defensor e opositor terão que preparar seus argumentos e apresentações. A banca julgadora e o grupo de observadores deverão acompanhar a preparação dos grupos e anotar pontos positivos e negativos.Etapa 3 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão que apresentar seus argumentos. Em seguida, haverá um tempo para réplica e tréplica. A banca julgadora e o grupo de observadores deverão avaliar as apresentações e anotar pontos positivos e negativos.Etapa 4 - Deliberação
A banca julgadora terá que deliberar e escolher o grupo vencedor.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre o debate e a importância de respeitar a cultura de cada povo. Os alunos serão convidados a compartilhar suas opiniões e aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.
- Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
- Promover o respeito e a valorização da cultura de cada povo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante o debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Coerência e clareza na apresentação dos argumentos.
- Respeito e valorização da cultura de cada povo.
- Observação dos critérios de avaliação por parte da banca julgadora e do grupo de observadores.
Ações do professor
- Explicar o tema e a metodologia que será utilizada.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los durante a preparação.
- Mediar o debate e garantir que todos os grupos tenham oportunidade de apresentar seus argumentos.
- Fazer uma reflexão sobre o debate e a importância de respeitar a cultura de cada povo.
- Avaliar a participação dos alunos e observar os critérios de avaliação.
Ações do aluno
- Ler e analisar o texto sobre o tema.
- Preparar argumentos e apresentações em grupo.
- Participar ativamente do debate e respeitar as opiniões dos colegas.
- Observar e avaliar as apresentações dos outros grupos.
- Compartilhar suas opiniões e aprendizados durante a conclusão da aula.