Aula sobre Apropriacao Cultural

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Trabalhar a temática da apropriação cultural é importante para que os alunos possam entender como a cultura de um povo pode ser utilizada de forma inadequada por outro grupo, gerando desrespeito e preconceito. É importante que os alunos compreendam que a cultura é um patrimônio de um povo e deve ser respeitada. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos para realizar as tarefas propostas. As atividades serão: pesquisa sobre apropriação cultural, análise de músicas que utilizam elementos culturais de outros povos e debate sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá apresentar o tema e explicar a importância de respeitar a cultura de outros povos. Em seguida, irá dividir a turma em três grupos e explicar as atividades que todos os grupos deverão realizar.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Pesquisa

    Nesta Estação, os alunos irão pesquisar sobre apropriação cultural e suas consequências. Eles deverão buscar exemplos de apropriação cultural na música, moda, culinária, entre outros. Ao final da atividade, cada grupo deverá apresentar suas descobertas para a turma.

    Estação 2 - Análise de músicas

    Os alunos irão analisar músicas que utilizam elementos culturais de outros povos. Eles deverão identificar quais elementos foram utilizados e se a utilização foi respeitosa ou não. Ao final da atividade, cada grupo deverá apresentar suas análises para a turma.

    Estação 3 - Debate

    Os alunos irão participar de um debate sobre apropriação cultural. Eles deverão discutir sobre as consequências da apropriação cultural e como podemos evitar que isso aconteça. Ao final da atividade, cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Retome os principais pontos discutidos durante as atividades e reforce a importância de respeitar a cultura de outros povos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.
  • Estimular a pesquisa e análise crítica dos alunos sobre o tema da apropriação cultural.
  • Debater e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Análise crítica das músicas apresentadas pelos alunos.
  • Participação construtiva no debate.
  • Apresentação clara e objetiva das conclusões.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante as atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fazer intervenções pontuais durante o debate.
  • Fazer a síntese dos principais pontos discutidos durante a aula.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa de forma responsável e crítica.
  • Analisar as músicas apresentadas com atenção e criticidade.
  • Participar do debate de forma construtiva e respeitosa.
  • Apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
  • Respeitar as opiniões dos colegas durante o debate.