Aula sobre Apropriacao Cultural
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
O professor irá apresentar o tema e explicar a importância de respeitar a cultura de outros povos. Em seguida, irá dividir a turma em três grupos e explicar as atividades que todos os grupos deverão realizar.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - PesquisaNesta Estação, os alunos irão pesquisar sobre apropriação cultural e suas consequências. Eles deverão buscar exemplos de apropriação cultural na música, moda, culinária, entre outros. Ao final da atividade, cada grupo deverá apresentar suas descobertas para a turma.
Estação 2 - Análise de músicas
Os alunos irão analisar músicas que utilizam elementos culturais de outros povos. Eles deverão identificar quais elementos foram utilizados e se a utilização foi respeitosa ou não. Ao final da atividade, cada grupo deverá apresentar suas análises para a turma.
Estação 3 - Debate
Os alunos irão participar de um debate sobre apropriação cultural. Eles deverão discutir sobre as consequências da apropriação cultural e como podemos evitar que isso aconteça. Ao final da atividade, cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.
Etapa 3 - Conclusão
Retome os principais pontos discutidos durante as atividades e reforce a importância de respeitar a cultura de outros povos.
Intencionalidades pedagógicas
- Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.
- Estimular a pesquisa e análise crítica dos alunos sobre o tema da apropriação cultural.
- Debater e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
- Análise crítica das músicas apresentadas pelos alunos.
- Participação construtiva no debate.
- Apresentação clara e objetiva das conclusões.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos durante as atividades propostas.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Fazer intervenções pontuais durante o debate.
- Fazer a síntese dos principais pontos discutidos durante a aula.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa de forma responsável e crítica.
- Analisar as músicas apresentadas com atenção e criticidade.
- Participar do debate de forma construtiva e respeitosa.
- Apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
- Respeitar as opiniões dos colegas durante o debate.