Aula sobre Apropriacao Cultural
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Debater sobre apropriação cultural é importante para que os alunos possam entender como a cultura de um povo pode ser utilizada de forma inadequada por outro grupo. É importante que os alunos compreendam que a apropriação cultural pode ser prejudicial para a cultura original, além de ser uma forma de opressão. Para contextualizar o tema, utilize exemplos de apropriação cultural presentes no cotidiano dos alunos, como o uso de roupas indígenas em festas temáticas ou a utilização de elementos africanos em fantasias de carnaval. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Introdução
Explique o que é apropriação cultural e como ela pode ser prejudicial para a cultura original. Serão apresentados exemplos de apropriação cultural presentes no cotidiano dos alunos.Etapa 2 - Vídeo
Os alunos assistirão a um vídeo sobre a apropriação cultural e suas consequências. Escolha o vídeo de preferência em plataformas como o YouTube.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e discutirão sobre os impactos da apropriação cultural na cultura original. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Eles deverão utilizar essa ferramenta para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo apresentará suas conclusões e avaliações utilizando o template criado na etapa anterior.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão e reforce a importância de respeitar a cultura de outros povos.
Intencionalidades pedagógicas
- Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo.
- Analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.
- Avaliar a atividade utilizando a Dinâmica dos 3 Qs.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal.
- Apresentação das conclusões utilizando o template criado na etapa anterior.
Ações do professor
- Explicar o que é apropriação cultural e como ela pode ser prejudicial para a cultura original.
- Escolher um vídeo sobre a apropriação cultural e suas consequências.
- Dividir os alunos em grupos para discutir sobre os impactos da apropriação cultural na cultura original.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal.
- Apresentar as conclusões utilizando o template criado na etapa anterior.