Aula sobre Aproximacao De Casas Decimais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Inicie a aula e cite aos alunos que a aproximação de casas decimais é uma habilidade importante para a vida cotidiana, pois permite que as pessoas façam estimativas rápidas e precisas. Por exemplo, ao fazer compras, é importante saber quanto dinheiro você tem disponível e quanto custa cada item. A aproximação de casas decimais também é útil em outras áreas, como na ciência e na engenharia.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Aproximação (arredondamento) de casas decimais" e explique a importância da aproximação (arredondamento) de casas decimais na Matemática e no cotidiano. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Comunique os critérios

    Explique os critérios de avaliação. Os alunos deverão criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  3. Etapa 3 - Explicação do projeto

    Os alunos deverão elaborar um projeto que envolva a relação entre potenciação e aproximação (arredondamento) de casas decimais, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário. O projeto deve ser criativo e apresentar exemplos práticos que possam ser aplicados no cotidiano utilizando os conceitos aprendidos na aula.

  4. Etapa 4 - Pesquisa e Construção.

    Os alunos deverão pesquisar exemplos de situações práticas que envolvam aproximação (arredondamento) de casas decimais e assim construir o projeto explicado na etapa 3. Os grupos irão pesquisar sobre o tema da aula, buscando informações em livros, revistas, internet e outros materiais disponíveis. Oriente os alunos na busca por informações relevantes e confiáveis.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresentará seu projeto para a turma. Os alunos deverão avaliar os projetos dos outros grupos, utilizando o modelo de avaliação por pares.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Conduza uma discussão sobre os projetos apresentados e os conceitos aprendidos na aula. Os alunos poderão tirar dúvidas e compartilhar suas experiências.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor fará uma conclusão da aula, reforçando os conceitos aprendidos e a importância de aplicá-los no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos da potência de 10 mais próxima.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação do _template_ de avaliação por pares.
  • Promover a comunicação e a colaboração entre os alunos durante a atividade.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da aproximação de casas decimais.
  • Dividir os alunos em grupos e explicar a tarefa de criar o _template_ de avaliação por pares.
  • Orientar os alunos durante a pesquisa e a criação do _template_.
  • Acompanhar a atividade prática e auxiliar os alunos que tiverem dúvidas.
  • Fazer uma reflexão sobre a atividade e a importância da aproximação de casas decimais.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e encontrar exemplos práticos.
  • Criar o _template_ de avaliação por pares.
  • Aproximar os números decimais para a potência de 10 mais próxima e justificar suas respostas.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos utilizando o _template_ de avaliação.
  • Compartilhar suas opiniões sobre a atividade e o que aprenderam.