Aula sobre Aproximacao De Casas Decimais

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Inicie a aula citando que o arredondamento de casas decimais é uma habilidade importante na Matemática e pode ser aplicado em diversas situações do cotidiano, como em compras, cálculo de notas fiscais, entre outros. Nesta aula, diga aos alunos que eles irão aprender a fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos da potência de 10 mais próxima.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o tema "Aproximação (arredondamento) de casas decimais" e como eles funcionam. Em seguida, apresente exemplos práticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos e criação da atividade

    Divida os alunos em duplas ou trios para a realização da atividade. Preferível que os alunos sejam divididos em duplas complementares, com alunos com facilidade e dificuldade para que se ajudem. Peça para que cada dupla, em uma folha sulfite, elabore um exercício envolvendo aumento ou desconto percentual sucessivo.

  3. Etapa 3 - Execução da atividade

    Após isso, as duplas devem trocar o problema que elaboraram com as demais duplas para a resolução. Incentive os alunos circulando pela sala durante a atividade e tirando possíveis dúvidas de como construir a atividade.

  4. Etapa 4 - Correção do exercício

    Após a resolução do exercício, as duplas inicialmente formadas deverão comparar a resolução por eles proposta e a da outra dupla para verificar as semelhanças e as diferenças na forma de resolver o problema.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Faça uma roda com todos os alunos para discutirem sobre como foi o processo de criação do exercício. Além disso, eles devem citar como foi trocar de dupla e quais as dificuldades encontradas na resolução do problema. Seja o mediador da discussão e incentive a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Exercícios

    Distribua exercícios sobre o tema para os alunos resolverem individualmente ou com as mesmas duplas.

  7. Etapa 7 - Correção

    Corrija os exercícios em conjunto com os alunos, explicando as soluções e tirando dúvidas. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as soluções apresentadas.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Os alunos serão avaliados conforme os critérios estabelecidos pelo professor, considerando a participação nas atividades, a qualidade da atividade e dos exercícios resolvidos, bem como o entendimento do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos da potência de 10 mais próxima.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a discussão em grupo para a construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade.
  • Compreensão do conteúdo apresentado.
  • Criatividade na criação do mapa conceitual.
  • Colaboração com o colega de dupla.
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Explicar o tema e a importância do arredondamento de casas decimais.
  • Mediar a criação do mapa conceitual.
  • Apresentar exemplos práticos e exercícios para fixação do conteúdo.
  • Estimular a discussão em grupo.
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Criar um mapa conceitual criativo e bem estruturado.
  • Colaborar com o colega de dupla.
  • Realizar os exercícios propostos.
  • Participar da discussão em grupo.