Aula sobre Aproximacao De Casas Decimais
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Inicie a aula citando que a aproximação de casas decimais é uma habilidade importante para a vida cotidiana, pois permite que as pessoas façam estimativas rápidas e precisas. Por exemplo, ao fazer compras, é importante saber quanto dinheiro você tem disponível e quanto custa cada item. A aproximação de casas decimais também é útil em outras áreas, como na ciência e na engenharia.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique a importância da aproximação de casas decimais no cotidiano. Em seguida, mostre exemplos práticos de como a aproximação de casas decimais é utilizada em situações do dia a dia.Etapa 2 - Introdução à metodologia Cultura Maker
Explique a metodologia ‘Cultura Maker’ e como ela será aplicada na aula. Os alunos irão trabalhar em grupos de até 5 alunos para criar um diário de bordo com problemas, alternativas e soluções relacionados ao tema.Etapa 3 - Problema
Os alunos irão discutir com o grupo sobre um problema relacionado ao tema da aproximação de casas decimais. Eles devem identificar o problema e descrevê-lo no diário de bordo. Ajude-os nessa etapa, circulando pela sala e tirando possíveis dúvidas.Etapa 4 - Geração de Alternativas
Agora é o momento dos grupos gerarem alternativas para resolver o problema identificado na etapa anterior. Eles devem descrever as alternativas no diário de bordo descrevendo detalhadamente as situações criadas.Etapa 5 - Solução
Os grupos definirão a melhor solução para o problema identificado na etapa 3. Eles devem descrever a solução no diário de bordo justificando o motivo pelo qual escolheram essa opção.Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo irá apresentar o seu diário de bordo para a turma explicando as três etapas anteriores. Avalie a qualidade das soluções apresentadas pelos grupos e as justificativas dadas por eles.Etapa 7 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada. Os alunos irão compartilhar suas opiniões sobre a atividade e como ela pode ser aplicada em outras situações. Aproveite o momento para fechar a aula e coletar feedback do que os alunos acharam da atividade e o que aprenderam com a metodologia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos da potência de 10 mais próxima.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de soluções para problemas cotidianos.
- Promover a reflexão sobre a importância da aproximação de casas decimais na vida cotidiana.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
- Qualidade do diário de bordo criado pelo grupo.
- Clareza e objetividade na apresentação do diário de bordo.
- Participação dos alunos na reflexão sobre a atividade.
- Demonstração de compreensão do tema por parte dos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar sua importância.
- Orientar os alunos na atividade em grupo.
- Conduzir a reflexão sobre a atividade.
- Dar feedback aos alunos sobre seu desempenho.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade em grupo.
- Criar um diário de bordo com qualidade.
- Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva.
- Participar da reflexão sobre a atividade.
- Demonstrar compreensão do tema por meio de perguntas e comentários durante a aula.