Aula sobre Aproximacao De Casas Decimais
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Inicie a aula citando que a aproximação de casas decimais é uma habilidade importante para a vida cotidiana, pois permite que as pessoas façam estimativas rápidas e precisas em situações que envolvem números decimais. Por exemplo, ao fazer compras no supermercado, é útil arredondar os preços para estimar o valor total da compra. Nesta aula, os alunos aprenderão a aproximar números decimais para a potência de 10 mais próxima e a fazer estimativas de quantidades.
Etapa 1 - Check-in
Os alunos farão uma reflexão sobre o que já sabem sobre aproximação de casas decimais e farão uma estimativa de quantidades em situações cotidianas. Peça para anotarem tudo que souberem sobre o assunto.Etapa 2 - Contextualização
Apresente exemplos práticos de como a aproximação de casas decimais é utilizada no cotidiano, como em compras no supermercado, cálculo de notas fiscais, entre outros. Peça para os alunos falarem outros exemplos para enriquecer a aula.Etapa 3 - Teoria
Explique como aproximar números decimais para a potência de 10 mais próxima e como fazer estimativas de quantidades. Deixe a aula bem prática e envolva os alunos durante a explicação.Etapa 4 - Exemplos práticos
Os alunos resolverão exercícios em duplas ou trios, utilizando a técnica de aproximação de casas decimais para resolver problemas cotidianos. Circule pela sala tirando possíveis dúvidas.Etapa 5 - Check-out
Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar a técnica de aproximação de casas decimais em situações cotidianas.Etapa 6 - Tarefa de casa
Como dever de casa, os alunos deverão fazer uma pesquisa sobre outras situações em que a técnica de aproximação de casas decimais é utilizada e apresentar para a turma na próxima aula.Etapa 7 - Check-in da próxima aula
Na próxima aula, os alunos farão um check-in sobre o que pesquisaram e apresentarão suas descobertas para a turma. Incentive a participação de todos e avalie a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em aproximar números decimais para a potência de 10 mais próxima.
- Estimular a capacidade dos alunos em fazer estimativas de quantidades.
- Promover a reflexão dos alunos sobre a aplicação da técnica de aproximação de casas decimais no cotidiano.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em aproximar números decimais para a potência de 10 mais próxima.
- Habilidade dos alunos em fazer estimativas de quantidades.
- Participação dos alunos nas atividades em sala de aula.
- Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos (caso seja atribuída como tarefa de casa).
- Reflexão dos alunos sobre a aplicação da técnica de aproximação de casas decimais no cotidiano.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos de como a técnica de aproximação de casas decimais é utilizada no cotidiano.
- Explicar de forma clara e objetiva como aproximar números decimais para a potência de 10 mais próxima e como fazer estimativas de quantidades.
- Propor exercícios práticos para que os alunos possam aplicar a técnica de aproximação de casas decimais em situações cotidianas.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre a aplicação da técnica de aproximação de casas decimais no cotidiano.
- Acompanhar e orientar os alunos durante as atividades em sala de aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em sala de aula.
- Resolver os exercícios propostos em duplas ou trios.
- Fazer uma reflexão sobre a aplicação da técnica de aproximação de casas decimais no cotidiano.
- Realizar a pesquisa (caso seja atribuída como tarefa de casa).
- Apresentar as descobertas da pesquisa para a turma (caso seja atribuída como tarefa de casa).