Aula sobre Aproximacao De Casas Decimais

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Inicie a aula citando que a aproximação de casas decimais é uma habilidade importante para a vida cotidiana, pois permite que as pessoas façam estimativas rápidas e precisas em situações que envolvem números decimais. Por exemplo, ao fazer compras no supermercado, é útil arredondar os preços para estimar o valor total da compra. Nesta aula, os alunos aprenderão a aproximar números decimais para a potência de 10 mais próxima e a fazer estimativas de quantidades.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que já sabem sobre aproximação de casas decimais e farão uma estimativa de quantidades em situações cotidianas. Peça para anotarem tudo que souberem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Apresente exemplos práticos de como a aproximação de casas decimais é utilizada no cotidiano, como em compras no supermercado, cálculo de notas fiscais, entre outros. Peça para os alunos falarem outros exemplos para enriquecer a aula.

  3. Etapa 3 - Teoria

    Explique como aproximar números decimais para a potência de 10 mais próxima e como fazer estimativas de quantidades. Deixe a aula bem prática e envolva os alunos durante a explicação.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Os alunos resolverão exercícios em duplas ou trios, utilizando a técnica de aproximação de casas decimais para resolver problemas cotidianos. Circule pela sala tirando possíveis dúvidas.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar a técnica de aproximação de casas decimais em situações cotidianas.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Como dever de casa, os alunos deverão fazer uma pesquisa sobre outras situações em que a técnica de aproximação de casas decimais é utilizada e apresentar para a turma na próxima aula.

  7. Etapa 7 - Check-in da próxima aula

    Na próxima aula, os alunos farão um check-in sobre o que pesquisaram e apresentarão suas descobertas para a turma. Incentive a participação de todos e avalie a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aproximar números decimais para a potência de 10 mais próxima.
  • Estimular a capacidade dos alunos em fazer estimativas de quantidades.
  • Promover a reflexão dos alunos sobre a aplicação da técnica de aproximação de casas decimais no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em aproximar números decimais para a potência de 10 mais próxima.
  • Habilidade dos alunos em fazer estimativas de quantidades.
  • Participação dos alunos nas atividades em sala de aula.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos (caso seja atribuída como tarefa de casa).
  • Reflexão dos alunos sobre a aplicação da técnica de aproximação de casas decimais no cotidiano.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos de como a técnica de aproximação de casas decimais é utilizada no cotidiano.
  • Explicar de forma clara e objetiva como aproximar números decimais para a potência de 10 mais próxima e como fazer estimativas de quantidades.
  • Propor exercícios práticos para que os alunos possam aplicar a técnica de aproximação de casas decimais em situações cotidianas.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre a aplicação da técnica de aproximação de casas decimais no cotidiano.
  • Acompanhar e orientar os alunos durante as atividades em sala de aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em sala de aula.
  • Resolver os exercícios propostos em duplas ou trios.
  • Fazer uma reflexão sobre a aplicação da técnica de aproximação de casas decimais no cotidiano.
  • Realizar a pesquisa (caso seja atribuída como tarefa de casa).
  • Apresentar as descobertas da pesquisa para a turma (caso seja atribuída como tarefa de casa).