Aula sobre Aproximacao De Casas Decimais
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Inicie a aula citando que a aproximação de casas decimais é uma habilidade importante na Matemática, pois permite que possamos fazer estimativas e cálculos mais simples e rápidos. Por exemplo, se precisamos calcular o resultado de uma compra de R$ 3,49 e temos apenas R$ 5,00, podemos aproximar o valor para R$ 3,50 e saber que teremos R$ 1,50 de troco. Nesta aula, vamos aprender a fazer aproximações de casas decimais para múltiplos da potência de 10 mais próxima, como 10, 100, 1000, etc. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância da aproximação de casas decimais. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como os alunos irão criar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.Etapa 2 - Vídeo-aula
Os alunos assistirão a uma vídeo-aula sobre aproximação de casas decimais para múltiplos da potência de 10 mais próxima. Disponibilize o link do vídeo e os alunos assistirão em casa.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir o conteúdo da vídeo-aula e tirar dúvidas. Disponibilize um fórum online para que os alunos possam discutir e interagir.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de aproximação de casas decimais para múltiplos da potência de 10 mais próxima. Os alunos irão acompanhar e fazer anotações.Etapa 5 - Atividade em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para criar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’, com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’, ‘Que tal’. Eles irão utilizar o _template_ para avaliar a atividade e o próprio desempenho.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os grupos irão apresentar seus _templates_ e discutir as avaliações. Guie a discussão e faça considerações finais.Etapa 7 - Encerramento
Faça um resumo da aula e reforce a importância da aproximação de casas decimais para múltiplos da potência de 10 mais próxima. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de fazer estimativas de quantidades.
- Aprender a aproximar números para múltiplos da potência de 10 mais próxima.
- Desenvolver a capacidade de avaliar o próprio desempenho e o da atividade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Criação do _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.
- Avaliação coerente e fundamentada da atividade e do próprio desempenho.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da aproximação de casas decimais.
- Disponibilizar a vídeo-aula e o fórum online para discussão.
- Apresentar exemplos práticos e mediar a discussão em grupo.
Ações do aluno
- Assistir a vídeo-aula e participar da discussão em grupo.
- Criar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ e avaliar a atividade e o próprio desempenho.
- Participar da discussão em grupo e apresentar o _template_ criado.