Aula sobre Aproximacao De Casas Decimais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula citando que a aproximação de casas decimais é uma habilidade importante na Matemática, pois permite que possamos fazer estimativas e cálculos mais simples e rápidos. Por exemplo, se precisamos calcular o resultado de uma compra de R$ 3,49 e temos apenas R$ 5,00, podemos aproximar o valor para R$ 3,50 e saber que teremos R$ 1,50 de troco. Nesta aula, vamos aprender a fazer aproximações de casas decimais para múltiplos da potência de 10 mais próxima, como 10, 100, 1000, etc. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da aproximação de casas decimais. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como os alunos irão criar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.

  2. Etapa 2 - Vídeo-aula

    Os alunos assistirão a uma vídeo-aula sobre aproximação de casas decimais para múltiplos da potência de 10 mais próxima. Disponibilize o link do vídeo e os alunos assistirão em casa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir o conteúdo da vídeo-aula e tirar dúvidas. Disponibilize um fórum online para que os alunos possam discutir e interagir.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de aproximação de casas decimais para múltiplos da potência de 10 mais próxima. Os alunos irão acompanhar e fazer anotações.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para criar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’, com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’, ‘Que tal’. Eles irão utilizar o _template_ para avaliar a atividade e o próprio desempenho.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos irão apresentar seus _templates_ e discutir as avaliações. Guie a discussão e faça considerações finais.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um resumo da aula e reforce a importância da aproximação de casas decimais para múltiplos da potência de 10 mais próxima. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de fazer estimativas de quantidades.
  • Aprender a aproximar números para múltiplos da potência de 10 mais próxima.
  • Desenvolver a capacidade de avaliar o próprio desempenho e o da atividade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Criação do _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.
  • Avaliação coerente e fundamentada da atividade e do próprio desempenho.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da aproximação de casas decimais.
  • Disponibilizar a vídeo-aula e o fórum online para discussão.
  • Apresentar exemplos práticos e mediar a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Assistir a vídeo-aula e participar da discussão em grupo.
  • Criar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ e avaliar a atividade e o próprio desempenho.
  • Participar da discussão em grupo e apresentar o _template_ criado.