Aula sobre Aquecimento Global

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O aquecimento global é um tema de grande importância e atualidade, que afeta diretamente a vida no planeta Terra. Ele é causado pelo aumento da temperatura média da superfície terrestre, que ocorre devido ao aumento das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, principalmente pelo uso de combustíveis fósseis. Esse aumento de temperatura pode causar mudanças climáticas significativas, como o derretimento das geleiras, o aumento do nível do mar, a intensificação de eventos climáticos extremos, entre outros.

Para trabalhar esse tema de maneira envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, que é uma estrutura de cinco etapas para resolver problemas e testar ideias rapidamente. Os alunos criarão um template de design sprint, com as etapas de entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, e aplicarão essa metodologia para desenvolver soluções para o problema do aquecimento global.


  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie aaula apresentando o tema do aquecimento global, explicando o mecanismo natural do efeito estufa e seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra.Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre as ações humanas responsáveis pelo aumento artificial do efeito estufa, como a queima de combustíveis fósseis, desmatamento e queimadas, e anotar as informações em um quadro em branco.

    Cada grupo apresentará suas descobertas para a turma e discutirão em conjunto como essas ações contribuem para o aquecimento global.


  2. Etapa 2 - Esboçar

    Cada grupo deverá escolher uma ação humana que contribui para o aquecimento global e pensar em soluções para controlar ou reverter esse quadro. Os alunos deverão esboçar suas ideias em um papel e criar um storyboard, com desenhos e legendas que expliquem sua solução.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo apresentará seu storyboard para a turma e discutirá em conjunto as ideias propostas. A turma votará nas melhores ideias e os grupos escolherão uma solução para desenvolver.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo deverá criar um protótipo de sua solução, utilizando materiais disponíveis em sala de aula, como papéis, cartolinas, canetas, entre outros. Os alunos deverão trabalhar em conjunto para criar um protótipo que represente sua solução da melhor maneira possível.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo apresentará seu protótipo para a turma e explicará como sua solução pode ajudar a controlar ou reverter o aquecimento global.A turma discutirá em conjunto as soluções propostas e como elas podem ser aplicadas no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de descrever o mecanismo natural do efeito estufa e suas consequências;
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo sobre o aquecimento global;
  • Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico dos alunos;
  • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo;
  • Criatividade e originalidade das soluções propostas;
  • Coerência e viabilidade das soluções apresentadas;
  • Qualidade do protótipo criado;
  • Clareza e objetividade na apresentação da solução.

Ações do professor

  • Apresentar o tema do aquecimento global e explicar o mecanismo natural do efeito estufa;
  • Dividir a turma em grupos e orientar a pesquisa sobre as ações humanas que contribuem para o aquecimento global;
  • Estimular a discussão em grupo sobre as soluções propostas;
  • Fornecer materiais para a criação dos protótipos;
  • Orientar a apresentação das soluções para a turma.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as ações humanas que contribuem para o aquecimento global;
  • Discutir em grupo as soluções propostas;
  • Criar um storyboard e um protótipo de sua solução;
  • Apresentar sua solução para a turma e explicar como ela pode ajudar a controlar ou reverter o aquecimento global;
  • Participar ativamente das discussões em grupo.