Aula sobre Aquecimento Global

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O aquecimento global é um tema importante e muito atual, que tem gerado preocupação em todo o mundo. Ele é causado pela emissão de gases poluentes, principalmente o dióxido de carbono, que são liberados na atmosfera pela queima de combustíveis fósseis e outras atividades humanas. Esse aumento de gases poluentes na atmosfera tem provocado mudanças no clima do planeta, como o derretimento das geleiras, a elevação do nível dos oceanos e o aumento das temperaturas em diversas regiões do mundo. Nesta aula, vamos abordar o tema do aquecimento global de forma didática e envolvente, utilizando a metodologia ativa Estudo de Caso.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância do aquecimento global, utilizando exemplos práticos e didáticos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos e escolherão um tema relacionado ao aquecimento global para pesquisar.

    Exemplos de temas: Impactos do aumento da temperatura dos oceanos no litoral brasileiro; como a emissão de gases interfere no aquecimento global; radiação solar x aquecimento global; impactos do efeito estufa no território brasileiro.


  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo irá definir a temática da pesquisa, identificando um problema relacionado ao aquecimento global.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos irão realizar pesquisas em sites confiáveis, entrevistas com pessoas reais e outras fontes para coletar informações sobre o problema identificado.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Cada grupo irá analisar as informações coletadas e identificar as causas do problema, discutindo se é possível evitar e como.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, para identificar possíveis discrepâncias e apontar soluções.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Cada grupo irá propor soluções para o problema identificado, discutindo o que pode ser feito para contribuir com a disseminação da informação.

    Atividade: Os alunos irão criar um infográfico (preenchimento das 8 lacunas) que poderá ser distribuído na comunidade, no qual os alunos criem um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas. Esse material deve servir de apoio ao estudo de caso realizado pelos estudantes.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em entender o mecanismo natural do efeito estufa e seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra.
  • Discutir as ações humanas responsáveis pelo aumento artificial do efeito estufa e suas consequências.
  • Selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle do aquecimento global.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Criatividade e clareza na apresentação das soluções propostas.
  • Coerência e consistência das informações apresentadas nos infográficos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na análise dos dados coletados.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Avaliar e dar feedback aos grupos em relação às soluções propostas.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas em sites confiáveis e entrevistas com pessoas reais.
  • Discutir em grupo as informações coletadas e identificar as causas do problema.
  • Propor soluções para o problema identificado e apresentá-las de forma clara e objetiva.
  • Criar um infográfico contendo lacunas a serem preenchidas, que possa ser distribuído na comunidade.