Aula sobre Aquecimento Global

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O aquecimento global é um tema atual e importante, pois afeta diretamente a vida no planeta Terra. É causado pelo aumento da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, principalmente pelo uso de combustíveis fósseis e desmatamento. Os efeitos do aquecimento global incluem o aumento do nível do mar, eventos climáticos extremos, mudanças nos padrões de precipitação, entre outros. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo que explique os conceitos relacionados ao aquecimento global e suas consequências, usando a metodologia de gamificação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o tema do aquecimento global e suas consequências. Em seguida, apresente a metodologia de gamificação e explique como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Brainstorm

    Os alunos devem se dividir em grupos e fazer um brainstorm para criar ideias para o jogo. Dê sugestões de temas, como: como combater o aquecimento global, as causas e efeitos.Eles devem pensar no nome do jogo, objetivo, desafios, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final e por que o jogo será engajador e um sucesso.

  3. Etapa 3 - Desenvolvimento do jogo

    Os alunos devem trabalhar em seus grupos para desenvolver seu jogo. Estejadisponível para tirar dúvidas e dar sugestões.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma. Os outros alunos devem fazer perguntas e dar feedback sobre o jogo.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre as ações humanas responsáveis pelo aumento do efeito estufa e selecionar propostas para a reversão ou controle desse quadro.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão da aula, reforçando a importância do tema, fazendo perguntas sobre o que foi apresentando e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Estimular a criatividade e a inovação através da metodologia de gamificação.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica.

Critérios de avaliação

  • Originalidade e criatividade do jogo.
  • Clareza na explicação dos conceitos relacionados ao aquecimento global.
  • Coerência e consistência do jogo.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Análise crítica das ações humanas responsáveis pelo aumento do efeito estufa e proposição de soluções.

Ações do professor

  • Explicar o tema do aquecimento global e as consequências.
  • Apresentar a metodologia de gamificação e explicar como ela será aplicada na aula.
  • Estar disponível para tirar dúvidas e dar sugestões durante o desenvolvimento do jogo.
  • Estimular a participação e colaboração em grupo.
  • Fazer uma conclusão da aula, reforçando a importância do tema.

Ações do aluno

  • Participar do brainstorm para criar ideias para o jogo.
  • Trabalhar em grupo para desenvolver o jogo.
  • Apresentar o jogo para a turma e dar feedback sobre os outros jogos.
  • Discutir em grupo sobre as ações humanas responsáveis pelo aumento do efeito estufa e selecionar propostas para a reversão ou controle desse quadro.
  • Participar da conclusão da aula.