Aula sobre Aquecimento Global

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O aquecimento global é um tema bastante atual e importante para ser discutido em sala de aula. É um problema que afeta todo o planeta e suas consequências podem ser desastrosas para a humanidade. É um fenômeno que ocorre devido ao aumento da emissão de gases poluentes na atmosfera, principalmente pelo uso de combustíveis fósseis e desmatamento.

Para contextualizar o tema, utilize exemplos práticos como o derretimento das calotas polares, aumento do nível do mar, mudanças climáticas, entre outros. É importante que o professor explique como o tema será trabalhado na aula, apresentando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que será utilizada para desenvolver o tema e seus subtópicos.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o conceito de aquecimento global e seus efeitos no planeta. Em seguida, apresente a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será utilizada para desenvolver o tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo deverá escolher um líder e o professor deverá explicar as funções de cada grupo.

  3. Etapa 3 - Preparação dos grupos

    O grupo defensor deverá pesquisar e apresentar argumentos a favor do aquecimento global ser um problema real e suas consequências. O grupo opositor deverá pesquisar e apresentar argumentos contra o aquecimento global ser um problema real e suas consequências. A banca julgadora deverá pesquisar e apresentar possíveis soluções para o problema. O grupo de observadores deverá acompanhar todo o processo e anotar os pontos positivos e negativos de cada grupo.

  4. Etapa 4 - Debate

    Medie o debate entre os grupos defensor e opositor, que deverão apresentar seus argumentos e refutar os argumentos do outro grupo. A banca julgadora deverá avaliar os argumentos apresentados e escolher o grupo vencedor. O grupo de observadores deverá anotar os pontos positivos e negativos de cada grupo.

  5. Etapa 5 - Soluções

    A banca julgadora deverá apresentar suas possíveis soluções para o problema do aquecimento global. Os grupos defensor e opositor deverão apresentar sugestões para a implementação das soluções apresentadas pela banca julgadora.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula. Os alunos deverão apresentar suas considerações sobre o debate e as soluções apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e analisar questões sociais relevantes;
  • Promover a reflexão crítica sobre as ações humanas e seus impactos no meio ambiente;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante o debate;
  • Coerência e qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos;
  • Qualidade das soluções apresentadas pela banca julgadora;
  • Trabalho em equipe e cooperação entre os grupos;
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia utilizada;
  • Mediar o debate entre os grupos;
  • Estimular a participação dos alunos;
  • Fazer intervenções quando necessário;
  • Fazer uma reflexão sobre a aula e o tema abordado.

Ações do aluno

  • Pesquisar e apresentar argumentos sobre o tema;
  • Participar ativamente do debate;
  • Trabalhar em equipe e cooperar com os outros grupos;
  • Propor soluções para o problema;
  • Refletir sobre o tema e a metodologia utilizada.