Aula sobre Aquecimento Global

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O aquecimento global é um problema que afeta todo o planeta e é causado pelo aumento da temperatura média da Terra. Esse aumento é resultado do aumento da emissão de gases do efeito estufa, decorrente principalmente da atividade humana. Essa aula tem como objetivo explicar o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.

A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve explicação sobre o que é o aquecimento global e como ele afeta a vida no planeta. O objetivo dessa etapa é contextualizar o tema e despertar o interesse dos alunos.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Mecanismo natural do efeito estufa

    Nessa estação, os alunos devem assistir a um vídeo explicativo sobre o mecanismo natural do efeito estufa e como ele é fundamental para a manutenção da vida na Terra. Após a exibição do vídeo, os alunos devem responder a perguntas sobre o tema.

    Pergunta: O que causa o efeito estufa?


  3. Etapa 3 - Estação 2 - Ações humanas responsáveis pelo aumento do efeito estufa

    Nessa estação, os alunos devem assistir a um vídeo explicativo sobre as ações humanas responsáveis pelo aumento do efeito estufa, como a queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e as queimadas. Após a exibição do vídeo, os alunos devem responder a perguntas sobre o tema.

    Pergunta: Qual a principal atividade humana causadora do efeito estufa?


  4. Etapa 4 - Estação 3 - Propostas para controle/reversão do aquecimento global

    Nessa estação, os alunos devem assistir a um vídeo explicativo sobre as propostas para controle/reversão do aquecimento global, como a redução do consumo de energia, o uso de fontes renováveis de energia e o reflorestamento. Após a exibição do vídeo, os alunos devem responder a perguntas sobre o tema.

    Pergunta: Como reduzir a emissão de metano?


  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após o término das estações, os alunos devem se reunir em grupos para discutir as informações obtidas. Cada grupo deve apresentar as principais ideias discutidas e propor soluções para o problema.

  6. Etapa 6 - Plano de ação (20 minutos)

    Nessa etapa, os alunos devem elaborar um plano de ação para ajudar a controlar/reverter o aquecimento global. O plano deve ser apresentado para a turma e discutido em conjunto.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    Encerre a aula reforçando a importância do assunto e a responsabilidade de cada um na busca por soluções para o problema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de descrição do mecanismo natural do efeito estufa;
  • Desenvolver a habilidade de identificação das ações humanas responsáveis pelo aumento do efeito estufa;
  • Desenvolver a habilidade de seleção e implementação de propostas para o controle/reversão do aquecimento global.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas estações;
  • Elaboração de um plano de ação efetivo;
  • Cooperação com os colegas de grupo;
  • Coerência nas respostas às perguntas propostas nas estações;
  • Clareza na apresentação das ideias e propostas.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa de todos os alunos nas estações;
  • Estimular a cooperação entre os membros dos grupos;
  • Orientar a elaboração do plano de ação;
  • Responder às dúvidas dos alunos;
  • Estimular a reflexão sobre a importância do tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das estações;
  • Cooperar com os colegas de grupo;
  • Elaborar um plano de ação efetivo;
  • Responder às perguntas propostas nas estações;
  • Refletir sobre a importância do tema.