Aula sobre Aquecimento Global
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O aquecimento global é um tema importante e atual, que tem sido amplamente discutido em todo o mundo. Ele se refere ao aumento da temperatura média da Terra, causado principalmente pela emissão de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono, que são liberados pelas atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento. O aquecimento global tem consequências graves, como o derretimento das calotas polares, o aumento do nível do mar, a intensificação de eventos climáticos extremos, entre outros. Nesta aula, usaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos criem um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aulaapresentando o tema do aquecimento global e suas consequências. Os alunos devem ser incentivados a participar da discussão e a compartilhar seus conhecimentos prévios sobre o assunto. Apresente exemplos práticos de como o aquecimento global pode ser observado no cotidiano dos alunos, como o aumento da temperatura em sua cidade ou mudanças no clima.Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique a dinâmica e oriente os alunos na criação do modelo.Etapa 3 - Mecanismo natural do efeito estufa
Explique o mecanismo natural do efeito estufa e seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra. Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e a participar da discussão.Etapa 4 - Ações humanas responsáveis pelo aumento do efeito estufa
Apresente as ações humanas responsáveis pelo aumento artificial do efeito estufa, como a queima de combustíveis fósseis, o desmatamento, as queimadas, entre outras. Os alunos devem ser incentivados a refletir sobre essas ações e a discutir suas consequências.Etapa 5 - Propostas para a reversão ou controle do aquecimento global
Os alunos devem selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle do aquecimento global. Oriente os alunos na escolha e implementação das propostas e incentivá-los a pensar em ações que possam ser realizadas em seu cotidiano.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos devem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs criado na Etapa 2 para avaliar a atividade e compartilhar suas reflexões com a turma. Incentive os alunos a compartilhar suas opiniões e a discutir as propostas apresentadas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro."
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão sobre o tema.
- Incentivar a reflexão crítica dos alunos sobre suas próprias ações e o papel da sociedade na mudança do quadro atual.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na discussão sobre o tema.
- Seleção e implementação de propostas para a reversão ou controle do aquecimento global.
- Reflexão crítica dos alunos sobre suas próprias ações e o papel da sociedade na mudança do quadro atual.
- Utilização adequada da ferramenta de avaliação Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Apresentar o tema do aquecimento global e suas consequências.
- Orientar os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Explicar o mecanismo natural do efeito estufa e as ações humanas responsáveis pelo aumento artificial do efeito estufa.
- Orientar os alunos na seleção e implementação de propostas para a reversão ou controle do aquecimento global.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão sobre o tema.
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle do aquecimento global.
- Refletir criticamente sobre suas próprias ações e o papel da sociedade na mudança do quadro atual.
- Utilizar adequadamente a ferramenta de avaliação Dinâmica dos 3 Qs.