Aula sobre Aquecimento Global

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O aquecimento global é um tema importante e atual, que tem sido amplamente discutido em todo o mundo. Ele se refere ao aumento da temperatura média da Terra, causado principalmente pela emissão de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono, que são liberados pelas atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento. O aquecimento global tem consequências graves, como o derretimento das calotas polares, o aumento do nível do mar, a intensificação de eventos climáticos extremos, entre outros. Nesta aula, usaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos criem um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aulaapresentando o tema do aquecimento global e suas consequências. Os alunos devem ser incentivados a participar da discussão e a compartilhar seus conhecimentos prévios sobre o assunto. Apresente exemplos práticos de como o aquecimento global pode ser observado no cotidiano dos alunos, como o aumento da temperatura em sua cidade ou mudanças no clima.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique a dinâmica e oriente os alunos na criação do modelo.

  3. Etapa 3 - Mecanismo natural do efeito estufa

    Explique o mecanismo natural do efeito estufa e seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra. Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e a participar da discussão.

  4. Etapa 4 - Ações humanas responsáveis pelo aumento do efeito estufa

    Apresente as ações humanas responsáveis pelo aumento artificial do efeito estufa, como a queima de combustíveis fósseis, o desmatamento, as queimadas, entre outras. Os alunos devem ser incentivados a refletir sobre essas ações e a discutir suas consequências.

  5. Etapa 5 - Propostas para a reversão ou controle do aquecimento global

    Os alunos devem selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle do aquecimento global. Oriente os alunos na escolha e implementação das propostas e incentivá-los a pensar em ações que possam ser realizadas em seu cotidiano.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos devem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs criado na Etapa 2 para avaliar a atividade e compartilhar suas reflexões com a turma. Incentive os alunos a compartilhar suas opiniões e a discutir as propostas apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro."
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão sobre o tema.
  • Incentivar a reflexão crítica dos alunos sobre suas próprias ações e o papel da sociedade na mudança do quadro atual.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão sobre o tema.
  • Seleção e implementação de propostas para a reversão ou controle do aquecimento global.
  • Reflexão crítica dos alunos sobre suas próprias ações e o papel da sociedade na mudança do quadro atual.
  • Utilização adequada da ferramenta de avaliação Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema do aquecimento global e suas consequências.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Explicar o mecanismo natural do efeito estufa e as ações humanas responsáveis pelo aumento artificial do efeito estufa.
  • Orientar os alunos na seleção e implementação de propostas para a reversão ou controle do aquecimento global.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão sobre o tema.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle do aquecimento global.
  • Refletir criticamente sobre suas próprias ações e o papel da sociedade na mudança do quadro atual.
  • Utilizar adequadamente a ferramenta de avaliação Dinâmica dos 3 Qs.