Aula sobre Aquiferos E A Agencia Nacional De Aguas Ana

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A água é um dos recursos mais importantes para a vida na Terra, e sua gestão é essencial para garantir a sobrevivência das espécies e o desenvolvimento humano. Nesta aula, vamos estudar os aquíferos e a Agência Nacional de Águas (ANA), responsável por gerenciar os recursos hídricos no Brasil. Vamos entender como funcionam os aquíferos, quais são os principais aquíferos do país e como a ANA atua para garantir a disponibilidade de água para a população. Além disso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint para desenvolver um projeto sobre o tema, com o objetivo de analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema e contextualize o assunto, explicando o que são aquíferos e como funcionam. Em seguida, faça uma breve apresentação da Agência Nacional de Águas e sua importância para a gestão dos recursos hídricos no Brasil. Os alunos devem fazer anotações e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os grupos devem criar um mapa mental sobre os principais aquíferos do Brasil e sua localização. Cada grupo deve apresentar seu mapa para a turma e discutir as diferenças e semelhanças entre eles.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo deve escolher um aquífero para estudar com mais profundidade e pesquisar sobre sua importância para a região em que está localizado. Para isso, devem criar um infográfico sobre o aquífero escolhido, com informações sobre sua localização, volume de água, uso e importância para a região.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos devem utilizar o infográfico criado na etapa anterior para desenvolver um projeto de gestão do aquífero escolhido. Eles devem pensar em soluções para garantir a disponibilidade de água para a população, preservar o meio ambiente e evitar o desperdício.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos devem apresentar seus projetos para a turma e discutir as soluções propostas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Ao final das apresentações, o professor fará uma conclusão e reflexão sobre a importância da gestão dos recursos hídricos e os desafios envolvidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação de soluções para a gestão dos recursos hídricos.
  • Utilizar a metodologia ativa Design Sprint para promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do infográfico e do projeto de gestão do aquífero escolhido.
  • Capacidade de análise e reflexão sobre a importância dos recursos hídricos e os desafios envolvidos na sua gestão.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o assunto.
  • Orientar e auxiliar os alunos na pesquisa e criação do infográfico e do projeto.
  • Estimular o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa mental sobre os principais aquíferos do Brasil e sua localização.
  • Pesquisar sobre um aquífero escolhido e criar um infográfico com informações sobre sua localização, volume de água, uso e importância para a região.
  • Desenvolver um projeto de gestão do aquífero escolhido, com soluções para garantir a disponibilidade de água para a população, preservar o meio ambiente e evitar o desperdício.