Aula sobre Aquiferos E A Agencia Nacional De Aguas Ana

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, vamos abordar o tema "Aquíferos e a Agência Nacional de Águas - ANA", entender como os aquíferos funcionam e qual a importância deles para a gestão da água no Brasil. Além disso, vamos conhecer a Agência Nacional de Águas, responsável pela gestão dos recursos hídricos no país.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância dos aquíferos e da ANA na gestão da água no Brasil. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos com até 6 pessoas.

  3. Etapa 3 - Mapa de empatia

    Em grupos, os alunos vão criar um mapa de empatia e devem responder às perguntas pensando na ANA, nos gestores dos aquíferos e nos usuários da água.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão as respostas do mapa de empatia nos grupos e identificam as principais dores e ganhos relacionados à gestão dos aquíferos e da água no Brasil.

  5. Etapa 5 - Criação de soluções

    Cada grupo vai criar uma solução para um dos problemas identificados na etapa anterior. Eles devem pensar em soluções criativas e viáveis para resolver o problema.

  6. Etapa 6 - Apresentação das soluções

    Cada grupo vai apresentar sua solução para a turma. Os alunos devem explicar como a solução funciona e como ela pode ajudar na gestão dos aquíferos e da água no Brasil.

  7. Etapa 7 - Discussão final

    O professor vai conduzir uma discussão final sobre as soluções apresentadas e a importância da gestão dos aquíferos e da água no Brasil.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da gestão dos recursos hídricos no Brasil.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Criatividade na criação das soluções.
  • Clareza e objetividade na apresentação das soluções.
  • Capacidade de reflexão sobre a importância da gestão dos recursos hídricos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Fornecer materiais para a criação dos protótipos.
  • Conduzir a discussão final sobre as soluções apresentadas.
  • Estimular a reflexão sobre a importância da gestão dos recursos hídricos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar soluções criativas e viáveis para os problemas identificados.
  • Apresentar as soluções de forma clara e objetiva.
  • Fazer perguntas e comentários durante a discussão final.
  • Refletir sobre a importância da gestão dos recursos hídricos.