Aula sobre Aquiferos E A Agencia Nacional De Aguas Ana

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A água é um recurso natural essencial para a vida e para a sobrevivência de todos os seres vivos. No entanto, a gestão da água é um desafio global que requer ações coordenadas e conscientes. Nesse sentido, a Agência Nacional de Águas (ANA) é uma organização brasileira cuja missão é promover a gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos do país. Uma das principais responsabilidades da ANA é gerenciar os aquíferos, que são reservatórios subterrâneos de água. Nesta aula, iremos aprender sobre os aquíferos e a importância da ANA na gestão desses recursos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma conversa sobre a importância da água e a sua gestão. Em seguida apresente o tema, explicando o que são aquíferos e qual a importância da ANA na gestão desses recursos.

  2. Etapa 2 - Divisão dos alunos em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação do jogo de tabuleiro.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Cada grupo deve criar um jogo de tabuleiro que aborde o tema dos aquíferos e a ANA. Forneça materiais para a criação do jogo, como cartolinas, canetas coloridas, lápis, entre outros.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma. Durante a apresentação, os alunos devem explicar as regras do jogo e como ele aborda o tema dos aquíferos e a ANA.

  5. Etapa 5 - Hora do jogo

    Os grupos jogam entre si e refletem sobre os temas abordados.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após os jogos, conduza uma discussão sobre os temas abordados pelos jogos, discutindo a importância dos aquíferos e a ANA na gestão dos recursos hídricos e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deve concluir a aula reforçando a importância da gestão dos recursos hídricos e a relevância da ANA na gestão dos aquíferos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise sobre a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe na criação do jogo de tabuleiro.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação e apresentação oral dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de criação do jogo de tabuleiro.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Qualidade da apresentação do jogo.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Compreensão do tema e habilidade de análise.

Ações do professor

  • Conduzir a aula de forma participativa e dinâmica.
  • Fornecer materiais para a criação do jogo de tabuleiro.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Conduzir a discussão em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na criação do jogo de tabuleiro.
  • Participar da apresentação do jogo.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Demonstrar habilidade de análise do tema.
  • Colaborar com os colegas de grupo.