Aula sobre Aquiferos E A Agencia Nacional De Aguas Ana
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A água é um recurso natural essencial para a vida e para a sobrevivência de todos os seres vivos. No entanto, a gestão da água é um desafio global que requer ações coordenadas e conscientes. Nesse sentido, a Agência Nacional de Águas (ANA) é uma organização brasileira cuja missão é promover a gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos do país. Uma das principais responsabilidades da ANA é gerenciar os aquíferos, que são reservatórios subterrâneos de água. Nesta aula, iremos aprender sobre os aquíferos e a importância da ANA na gestão desses recursos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula com uma conversa sobre a importância da água e a sua gestão. Em seguida apresente o tema, explicando o que são aquíferos e qual a importância da ANA na gestão desses recursos.Etapa 2 - Divisão dos alunos em grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação do jogo de tabuleiro.Etapa 3 - Criação do jogo
Cada grupo deve criar um jogo de tabuleiro que aborde o tema dos aquíferos e a ANA. Forneça materiais para a criação do jogo, como cartolinas, canetas coloridas, lápis, entre outros.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma. Durante a apresentação, os alunos devem explicar as regras do jogo e como ele aborda o tema dos aquíferos e a ANA.Etapa 5 - Hora do jogo
Os grupos jogam entre si e refletem sobre os temas abordados.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após os jogos, conduza uma discussão sobre os temas abordados pelos jogos, discutindo a importância dos aquíferos e a ANA na gestão dos recursos hídricos e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.Etapa 7 - Conclusão
O professor deve concluir a aula reforçando a importância da gestão dos recursos hídricos e a relevância da ANA na gestão dos aquíferos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise sobre a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe na criação do jogo de tabuleiro.
- Desenvolver a habilidade de comunicação e apresentação oral dos alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade de criação do jogo de tabuleiro.
- Participação e colaboração em grupo.
- Qualidade da apresentação do jogo.
- Participação na discussão em grupo.
- Compreensão do tema e habilidade de análise.
Ações do professor
- Conduzir a aula de forma participativa e dinâmica.
- Fornecer materiais para a criação do jogo de tabuleiro.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Conduzir a discussão em grupo.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe na criação do jogo de tabuleiro.
- Participar da apresentação do jogo.
- Participar da discussão em grupo.
- Demonstrar habilidade de análise do tema.
- Colaborar com os colegas de grupo.