Aula sobre Aquiferos E A Agencia Nacional De Aguas Ana

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula os alunos irão aprender sobre aquíferos e a Agência Nacional de Águas (ANA). O tema será abordado para incentivar a análise crítica dos estudantes sobre a importância dos principais recursos hídricos da América Latina e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para poderem entender como o tema se aplica no cotidiano. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos e didáticos. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e, cada grupo, receberá uma imagem de um aquífero e uma breve explicação sobre ele.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos terão um tempo para pesquisar sobre o aquífero apresentado ao seu grupo. Eles deverão buscar informações sobre a localização, tamanho, uso da água, problemas relacionados à gestão e comercialização da água, entre outros.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos irão debater as informações coletadas: o uso das águas de um aquífero- grupo a favor e grupo contra; gestão e comercialização da água- grupo contra e grupo a favor. Após o debate, devem elaborar um modelo de avaliação por rubrica.

    \- Os grupos irão se reunir para discutir e debater as informações coletadas.Após o debate, devem elaborar um modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.


  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu modelo de avaliação por rubrica para a turma. Incentive a participação de todos os alunos durante as apresentações.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre a importância dos principais recursos hídricos da América Latina e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância da conscientização sobre a gestão da água.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos serão avaliados conforme o modelo de avaliação por rubrica que eles elaboraram e apresentaram.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Incentivar a participação de todos os alunos durante as apresentações.
  • Reforçar a importância da conscientização sobre a gestão da água.

Critérios de avaliação

  • Apresentação clara e objetiva das informações.
  • Participação ativa durante as discussões em grupo.
  • Elaboração e apresentação do modelo de avaliação por rubrica de forma coerente e completa.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema com exemplos práticos e didáticos.
  • Auxiliar os alunos na elaboração do modelo de avaliação por rubrica.
  • Incentivar a participação de todos os alunos durante as apresentações.
  • Reforçar a importância da conscientização sobre a gestão da água.
  • Avaliar os alunos conforme o modelo de avaliação por rubrica.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o aquífero apresentado ao seu grupo.
  • Discutir em grupo as informações coletadas e elaborar o modelo de avaliação por rubrica.
  • Apresentar o modelo de avaliação por rubrica para a turma.
  • Participar ativamente durante as discussões em grupo.
  • Ser avaliado conforme o modelo de avaliação por rubrica.