Aula sobre Aquiferos E A Agencia Nacional De Aguas Ana
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nesta aula os alunos irão aprender sobre aquíferos e a Agência Nacional de Águas (ANA). O tema será abordado para incentivar a análise crítica dos estudantes sobre a importância dos principais recursos hídricos da América Latina e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para poderem entender como o tema se aplica no cotidiano. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos e didáticos. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e, cada grupo, receberá uma imagem de um aquífero e uma breve explicação sobre ele.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos terão um tempo para pesquisar sobre o aquífero apresentado ao seu grupo. Eles deverão buscar informações sobre a localização, tamanho, uso da água, problemas relacionados à gestão e comercialização da água, entre outros.Etapa 3 - Debate
Os grupos irão debater as informações coletadas: o uso das águas de um aquífero- grupo a favor e grupo contra; gestão e comercialização da água- grupo contra e grupo a favor. Após o debate, devem elaborar um modelo de avaliação por rubrica.\- Os grupos irão se reunir para discutir e debater as informações coletadas.Após o debate, devem elaborar um modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar seu modelo de avaliação por rubrica para a turma. Incentive a participação de todos os alunos durante as apresentações.Etapa 5 - Discussão
Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre a importância dos principais recursos hídricos da América Latina e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância da conscientização sobre a gestão da água.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos serão avaliados conforme o modelo de avaliação por rubrica que eles elaboraram e apresentaram.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Incentivar a participação de todos os alunos durante as apresentações.
- Reforçar a importância da conscientização sobre a gestão da água.
Critérios de avaliação
- Apresentação clara e objetiva das informações.
- Participação ativa durante as discussões em grupo.
- Elaboração e apresentação do modelo de avaliação por rubrica de forma coerente e completa.
Ações do professor
- Contextualizar o tema com exemplos práticos e didáticos.
- Auxiliar os alunos na elaboração do modelo de avaliação por rubrica.
- Incentivar a participação de todos os alunos durante as apresentações.
- Reforçar a importância da conscientização sobre a gestão da água.
- Avaliar os alunos conforme o modelo de avaliação por rubrica.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o aquífero apresentado ao seu grupo.
- Discutir em grupo as informações coletadas e elaborar o modelo de avaliação por rubrica.
- Apresentar o modelo de avaliação por rubrica para a turma.
- Participar ativamente durante as discussões em grupo.
- Ser avaliado conforme o modelo de avaliação por rubrica.