Aula sobre Aquiferos E A Agencia Nacional De Aguas Ana

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os aquíferos são reservatórios subterrâneos de água essenciais para a sobrevivência humana e para a manutenção dos ecossistemas. No Brasil, o Aquífero Guarani é o maior reservatório de água doce subterrânea do mundo e é responsável por abastecer diversas cidades e regiões. A Agência Nacional de Águas (ANA) é um órgão responsável por gerenciar e fiscalizar a utilização dos recursos hídricos no país. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a importância dos aquíferos e sobre o papel da ANA na gestão e fiscalização dos recursos hídricos no Brasil.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e os objetivos da atividade. Faça uma breve explicação sobre os aquíferos e a ANA- Agência Nacional de Águas.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Dividir a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema

    \- Estação 1: Os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre os aquíferos existentes no Brasil e em outros países da América Latina. Eles deverão apresentar as principais características de cada aquífero, como sua localização, tamanho e importância para a região.

    \- Estação 2: Os alunos deverão assistir a um vídeo sobre a ANA e suas principais funções. Em seguida, deverão criar um cartaz explicando a importância da ANA na gestão e fiscalização dos recursos hídricos no Brasil.

    \- Estação 3: Os alunos deverão realizar uma atividade prática em que irão simular a contaminação de um aquífero. Eles deverão discutir as possíveis causas da contaminação e como ela pode ser evitada.


  3. Etapa 3 - Rotação de estações

    Os grupos deverão trocar de estações, de forma que cada um possa realizar todas as atividades propostas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupos

    Em sala de aula, os alunos deverão discutir em grupo os resultados das atividades realizadas em cada estação.

  5. Etapa 5 - Texto coletivo

    Os alunos deverão criar um texto coletivo sobre a importância dos aquíferos e da ANA na gestão e fiscalização dos recursos hídricos no Brasil.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos deverão apresentar o texto coletivo para a turma e para o professor.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre a importância dos recursos hídricos e da gestão adequada desses recursos para a sobrevivência humana e para a manutenção dos ecossistemas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Desenvolver a habilidade em criar textos coletivos.
  • Promover a reflexão sobre a importância dos recursos hídricos e da gestão adequada desses recursos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do texto coletivo produzido pelos alunos.
  • Coerência e clareza das informações apresentadas nas atividades realizadas em cada estação.
  • Capacidade em analisar a importância dos recursos hídricos e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
  • Envolvimento dos alunos na reflexão final proposta pelo professor.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos para a realização das atividades propostas.
  • Mediar as discussões realizadas pelos alunos em cada estação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade dos trabalhos produzidos.
  • Encerrar a aula fazendo uma reflexão sobre a importância dos recursos hídricos e da gestão adequada desses recursos.

Ações do aluno

  • Realizar as atividades propostas em cada estação.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um texto coletivo sobre a importância dos recursos hídricos e da gestão adequada desses recursos.
  • Apresentar o texto coletivo para a turma e para o professor.
  • Refletir sobre a importância dos recursos hídricos e da gestão adequada desses recursos.