Aula sobre Aquiferos E A Agencia Nacional De Aguas Ana
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e os objetivos da atividade. Faça uma breve explicação sobre os aquíferos e a ANA- Agência Nacional de Águas.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Dividir a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema\- Estação 1: Os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre os aquíferos existentes no Brasil e em outros países da América Latina. Eles deverão apresentar as principais características de cada aquífero, como sua localização, tamanho e importância para a região.
\- Estação 2: Os alunos deverão assistir a um vídeo sobre a ANA e suas principais funções. Em seguida, deverão criar um cartaz explicando a importância da ANA na gestão e fiscalização dos recursos hídricos no Brasil.
\- Estação 3: Os alunos deverão realizar uma atividade prática em que irão simular a contaminação de um aquífero. Eles deverão discutir as possíveis causas da contaminação e como ela pode ser evitada.
Etapa 3 - Rotação de estações
Os grupos deverão trocar de estações, de forma que cada um possa realizar todas as atividades propostas.Etapa 4 - Discussão em grupos
Em sala de aula, os alunos deverão discutir em grupo os resultados das atividades realizadas em cada estação.Etapa 5 - Texto coletivo
Os alunos deverão criar um texto coletivo sobre a importância dos aquíferos e da ANA na gestão e fiscalização dos recursos hídricos no Brasil.Etapa 6 - Apresentação
Os alunos deverão apresentar o texto coletivo para a turma e para o professor.Etapa 7 - Reflexão final
Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre a importância dos recursos hídricos e da gestão adequada desses recursos para a sobrevivência humana e para a manutenção dos ecossistemas.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Desenvolver a habilidade em criar textos coletivos.
- Promover a reflexão sobre a importância dos recursos hídricos e da gestão adequada desses recursos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade do texto coletivo produzido pelos alunos.
- Coerência e clareza das informações apresentadas nas atividades realizadas em cada estação.
- Capacidade em analisar a importância dos recursos hídricos e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
- Envolvimento dos alunos na reflexão final proposta pelo professor.
Ações do professor
- Dividir a turma em grupos para a realização das atividades propostas.
- Mediar as discussões realizadas pelos alunos em cada estação.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Avaliar a participação dos alunos e a qualidade dos trabalhos produzidos.
- Encerrar a aula fazendo uma reflexão sobre a importância dos recursos hídricos e da gestão adequada desses recursos.
Ações do aluno
- Realizar as atividades propostas em cada estação.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um texto coletivo sobre a importância dos recursos hídricos e da gestão adequada desses recursos.
- Apresentar o texto coletivo para a turma e para o professor.
- Refletir sobre a importância dos recursos hídricos e da gestão adequada desses recursos.