Aula sobre Aquiferos E A Agencia Nacional De Aguas Ana

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A água é um recurso natural essencial para a vida, mas muitas vezes não damos o devido valor. Nesta aula, vamos aprender sobre aquíferos, que são reservatórios subterrâneos de água, e a Agência Nacional de Águas (ANA), responsável pela gestão dos recursos hídricos no Brasil. Vamos entender como a água pode ser encontrada no subsolo, como ela é utilizada e como a ANA atua para preservar e garantir o acesso à água para todos. É importante compreendermos a importância da água e a necessidade de sua gestão adequada para garantir sua disponibilidade para as gerações futuras.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Disponibilize materiais de apoio, como vídeos e textos para que os alunos pesquisem e preparem um resumo com informações sobre os aquíferos e a ANA.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Disponibilize um vídeo sobre o tema para que os alunos assistam em casa. Eles devem responder a algumas questões após assistirem o vídeo.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Na aula, divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas para discutir as questões propostas pelo professor.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo deve criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar com a turma.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu modelo e compartilhar as principais informações sobre aquíferos e a ANA com a turma.

  6. Etapa 6 - Debate

    O professor deve mediar um debate com a turma sobre a importância dos aquíferos e a atuação da ANA na gestão dos recursos hídricos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e incentive os alunos a refletirem sobre a importância da gestão adequada dos recursos hídricos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos alunos sobre a importância dos recursos hídricos na América Latina.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de apresentação e debate.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa e preparação da atividade.
  • Participação nas discussões em grupo.
  • Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentação do modelo e compartilhamento das informações com a turma.
  • Participação no debate.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e preparação da atividade.
  • Mediar as discussões em grupo.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Mediar o debate.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preparar a atividade.
  • Participar das discussões em grupo.
  • Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar o modelo e compartilhar as informações com a turma.
  • Participar do debate.