Aula sobre Arcos Medidas E Comprimento
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O estudo de arcos é fundamental para a compreensão da geometria da circunferência. Os arcos são partes da circunferência que podem ser medidas em graus ou em comprimento. Essa medida é importante para a resolução de problemas que envolvem ângulos centrais e inscritos na circunferência. Além disso, o conhecimento sobre arcos é aplicado em diversas áreas, como na construção de pontes, na arquitetura e na engenharia. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, criando um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize sua importância. Em seguida, proponha uma atividade em que os alunos deverão listar situações cotidianas em que a medida de arcos é importante.Etapa 2 - Mapa conceitual
Os alunos serão divididos em duplas e deverão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do mapa e fornecer exemplos práticos.Etapa 3 - Socialização dos mapas
Cada dupla irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Medie a discussão e esclareça dúvidas.Etapa 4 - Resolução de problemas
Proponha problemas que envolvam a medida de arcos, ângulos centrais e inscritos na circunferência. Os alunos deverão resolver os problemas em duplas, utilizando os conceitos aprendidos na aula.Etapa 5 - Aplicação prática
Os alunos irão aplicar os conceitos aprendidos em uma atividade prática, como a construção de uma maquete de uma ponte ou de um edifício, utilizando a medida de arcos. Nessa etapa é importante orientá-los de uma forma mais detalhada e até unir duplas para que sejam formados grupos. Determine um tempo para a construção e entrega da maquete.Etapa 6 - Reflexão
Após entrega de todas as atividades, proponha uma reflexão sobre a metodologia utilizada na aula e sobre a importância do estudo de arcos na geometria e em outras áreas.Etapa 7 - Avaliação
Avalie as atividades realizadas
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
- Estimular a criatividade e a capacidade de organização dos alunos na criação de mapas conceituais.
- Proporcionar uma aprendizagem significativa por meio da aplicação prática dos conceitos aprendidos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual.
- Resolução correta dos problemas propostos.
- Aplicação prática dos conceitos aprendidos na atividade final.
- Reflexão crítica sobre a metodologia utilizada na aula.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Mediar a discussão sobre os mapas conceituais apresentados.
- Propor problemas que envolvam a medida de arcos, ângulos centrais e inscritos na circunferência.
- Fornecer exemplos práticos para a aplicação dos conceitos aprendidos.
- Estimular a reflexão crítica sobre a metodologia utilizada na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
- Resolver corretamente os problemas propostos.
- Aplicar os conceitos aprendidos na atividade final.
- Participar da reflexão crítica sobre a metodologia utilizada na aula.
- Trabalhar em equipe na criação do mapa conceitual e na resolução dos problemas propostos.