Aula sobre Arcos Medidas E Comprimento

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O estudo de arcos é fundamental para a compreensão da geometria da circunferência. Os arcos são partes da circunferência que podem ser medidas em graus ou em comprimento. Essa medida é importante para a resolução de problemas que envolvem ângulos centrais e inscritos na circunferência. Além disso, o conhecimento sobre arcos é aplicado em diversas áreas, como na construção de pontes, na arquitetura e na engenharia. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, criando um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize sua importância. Em seguida, proponha uma atividade em que os alunos deverão listar situações cotidianas em que a medida de arcos é importante.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Os alunos serão divididos em duplas e deverão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do mapa e fornecer exemplos práticos.

  3. Etapa 3 - Socialização dos mapas

    Cada dupla irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Medie a discussão e esclareça dúvidas.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas

    Proponha problemas que envolvam a medida de arcos, ângulos centrais e inscritos na circunferência. Os alunos deverão resolver os problemas em duplas, utilizando os conceitos aprendidos na aula.

  5. Etapa 5 - Aplicação prática

    Os alunos irão aplicar os conceitos aprendidos em uma atividade prática, como a construção de uma maquete de uma ponte ou de um edifício, utilizando a medida de arcos. Nessa etapa é importante orientá-los de uma forma mais detalhada e até unir duplas para que sejam formados grupos. Determine um tempo para a construção e entrega da maquete.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Após entrega de todas as atividades, proponha uma reflexão sobre a metodologia utilizada na aula e sobre a importância do estudo de arcos na geometria e em outras áreas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie as atividades realizadas

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de organização dos alunos na criação de mapas conceituais.
  • Proporcionar uma aprendizagem significativa por meio da aplicação prática dos conceitos aprendidos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Resolução correta dos problemas propostos.
  • Aplicação prática dos conceitos aprendidos na atividade final.
  • Reflexão crítica sobre a metodologia utilizada na aula.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Mediar a discussão sobre os mapas conceituais apresentados.
  • Propor problemas que envolvam a medida de arcos, ângulos centrais e inscritos na circunferência.
  • Fornecer exemplos práticos para a aplicação dos conceitos aprendidos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a metodologia utilizada na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
  • Resolver corretamente os problemas propostos.
  • Aplicar os conceitos aprendidos na atividade final.
  • Participar da reflexão crítica sobre a metodologia utilizada na aula.
  • Trabalhar em equipe na criação do mapa conceitual e na resolução dos problemas propostos.