Aula sobre Arcos Medidas E Comprimento

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O estudo dos arcos é fundamental para a compreensão da geometria da circunferência. Os arcos são partes da circunferência delimitadas por dois pontos, e sua medida é dada em graus ou em radianos. O comprimento do arco é a distância percorrida ao longo da circunferência, e é calculado a partir da medida do ângulo central correspondente. Esses conceitos são importantes para a resolução de problemas envolvendo a circunferência, como cálculo de áreas e perímetros de figuras circulares. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Estudo de Caso, identificando um problema relacionado aos arcos e buscando soluções para ele.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique os conceitos básicos sobre arcos, medidas e comprimento. Serão apresentados exemplos práticos de aplicação desses conceitos no cotidiano dos estudantes, como o cálculo de áreas de pizzas e bolos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão escolher um tema relacionado aos arcos para trabalhar durante a aula. Sugira alguns temas, como a relação entre arcos e ângulos centrais, ou a relação entre arcos e ângulos inscritos.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá identificar um problema relacionado ao tema escolhido, que possa ser abordado em um estudo de caso. Oriente os alunos na escolha do problema, sugerindo questões como "Qual é a importância da medida dos arcos na construção de uma ponte?" ou "Como os arcos são utilizados na fabricação de rodas de bicicleta?".

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar informações sobre o problema identificado. Oriente os alunos na busca por fontes confiáveis de informação, como sites de instituições de pesquisa ou especialistas no assunto.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Com base nos dados coletados, os grupos deverão analisar o contexto do problema identificado, buscando entender as causas e possíveis soluções. Oriente os alunos na identificação de fatores que influenciam o problema, como questões econômicas ou tecnológicas.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, buscando identificar discrepâncias e possíveis soluções. Oriente os alunos na busca por fontes confiáveis de dados, como relatórios de instituições governamentais ou organizações internacionais.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Com base na análise do contexto e na comparação de dados, os grupos deverão propor soluções para o problema identificado. Oriente os alunos na elaboração de propostas realistas e viáveis, levando em conta as limitações e possibilidades do contexto.

  8. Etapa 8 - Criação do infográfico

    Cada grupo deverá criar um infográfico que apresente as informações coletadas durante o estudo de caso, incluindo as soluções propostas. Oriente os alunos na escolha de um template de infográfico e na organização das informações de forma clara e objetiva.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em buscar informações em fontes confiáveis e analisar dados de forma crítica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das informações coletadas e análise crítica dos dados.
  • Criatividade e clareza na apresentação das soluções propostas.
  • Organização e clareza do infográfico produzido.
  • Coerência entre as informações apresentadas e as soluções propostas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema a ser abordado.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Orientar os alunos na busca por fontes confiáveis de informação e na análise crítica dos dados coletados.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar informações sobre o problema identificado.
  • Analisar criticamente os dados coletados e compará-los com dados oficiais.
  • Propor soluções realistas e viáveis para o problema identificado.
  • Criar um infográfico claro e objetivo que apresente as informações coletadas e as soluções propostas.