Aula sobre Arcos Medidas E Comprimento
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O tema "Arcos: medidas e comprimento" é muito importante na Matemática, pois está presente em diversas áreas, como na Geometria, na Física e na Engenharia. Os arcos são partes de uma circunferência e podem ser encontrados em diversos objetos do cotidiano, como rodas de bicicleta, relógios e pneus de carro. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a medida dos arcos e como calcular o seu comprimento. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância dos arcos na Matemática e em outras áreas. Em seguida, explique como será a metodologia utilizada na aula, a Gamificação, e como os alunos irão criar um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema.Etapa 2 - Conceitos básicos
Apresente os conceitos básicos sobre arcos, como o que é um arco, o que é uma circunferência, o que é um ângulo central e um ângulo inscrito. Em seguida, explique como calcular a medida de um arco e como calcular o seu comprimento.Etapa 3 - Criação do jogo
Os alunos irão criar um jogo de tabuleiro sobre o tema, utilizando um tabuleiro com casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações. O objetivo do jogo será desenvolver o tema e seus subtópicos, como a relação entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência. Os alunos deverão criar as regras do jogo, as perguntas e as ações. Determine um tempo para que a atividade seja feita e disponibilize materiais para a construção.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Os alunos irão apresentar os jogos criados para a turma, explicando as regras, as perguntas e as ações. Os demais alunos irão jogar e aprender sobre o tema.Etapa 5 - Discussão em grupo
Promova uma discussão em grupo sobre o tema, incentivando os alunos a compartilharem suas experiências e aprendizados durante a criação e a jogatina do jogo.Etapa 6 - Exercícios
Proponha alguns exercícios para os alunos resolverem individualmente, utilizando os conceitos aprendidos durante a aula.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma breve revisão dos conceitos aprendidos durante a aula e agradeça a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo de tabuleiro.
- Resolução correta dos exercícios propostos.
- Compreensão dos conceitos apresentados durante a aula.
- Colaboração e respeito durante a discussão em grupo.
- Criatividade e originalidade na criação do jogo.
Ações do professor
- Explicar claramente os conceitos e a metodologia utilizada na aula.
- Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
- Promover a discussão em grupo e a troca de experiências.
- Fazer uma avaliação justa e objetiva dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo de tabuleiro.
- Resolver corretamente os exercícios propostos.
- Colaborar e respeitar os colegas durante a discussão em grupo.
- Demonstrar criatividade e originalidade na criação do jogo.
- Participar ativamente da aula e tirar dúvidas quando necessário.