Aula sobre Arcos Medidas E Comprimento
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O tema "Arcos: medidas e comprimento" é muito importante para a Matemática, pois está presente em diversas áreas, como na Geometria, na Física e na Engenharia. Os arcos são partes de uma circunferência e podem ser encontrados em diversos objetos do cotidiano, como rodas de bicicleta, relógios e pneus de carro. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a medida de um arco e o seu comprimento, além de estabelecer relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância dos arcos na Matemática e em outras áreas. Em seguida, divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Etapa 2 - Estação 1 - Cálculo da medida de um arco
Os alunos irão utilizar a fórmula para calcular a medida de um arco, utilizando exemplos práticos e exercícios para fixação. Auxilie os alunos na resolução dos exercícios e tire dúvidas. E determine um tempo para a resolução.Etapa 3 - Estação 2 - Cálculo do comprimento de um arco
Os alunos irão aprender a calcular o comprimento de um arco, utilizando a fórmula e exemplos práticos. Auxilie os alunos na resolução dos exercícios e tire dúvidas. E determine um tempo para a resolução.Etapa 4 - Estação 3 - Relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos
Os alunos irão estabelecer relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, utilizando exemplos práticos e exercícios para fixação. Auxilie os alunos na resolução dos exercícios e tire dúvidas.Etapa 5 - Roda de discussão
Os alunos irão se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam nas estações e tirar dúvidas. Medie a discussão e reforce os conceitos aprendidos.Etapa 6 - Atividade prática
Os alunos irão aplicar os conceitos aprendidos em uma atividade prática, como a construção de uma roda de bicicleta ou de um relógio. Auxilie os alunos na atividade e tire dúvidas.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma breve revisão dos conceitos aprendidos e encerre a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a medida de um arco e o seu comprimento.
- Estabelecer relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
- Utilizar a metodologia ativa Rotação por estações para tornar a aula mais dinâmica e participativa.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em calcular a medida de um arco e o seu comprimento.
- Habilidade dos alunos em estabelecer relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
- Participação dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade da atividade prática realizada pelos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância dos arcos na Matemática e em outras áreas.
- Dividir a turma em grupos e explicar as atividades de cada estação.
- Auxiliar os alunos na resolução dos exercícios e tirar dúvidas.
- Mediar a discussão na roda de discussão.
- Auxiliar os alunos na atividade prática e tirar dúvidas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Resolver os exercícios propostos nas estações.
- Participar da roda de discussão e tirar dúvidas.
- Realizar a atividade prática proposta.
- Colaborar com os colegas de grupo.