Aula sobre Arcos Medidas E Comprimento

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O estudo de arcos é fundamental para a compreensão da geometria da circunferência. Os arcos são partes da circunferência que podem ser medidas em graus ou em comprimento. Essa medida é importante para a resolução de problemas que envolvem ângulos centrais e inscritos na circunferência. Além disso, o conhecimento sobre arcos é aplicado em diversas áreas, como na construção de pontes, na arquitetura e na engenharia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre medidas e comprimento de arcos, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e criando um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Atividade pré-aula

    Envie previamente um vídeo ou um texto sobre o tema para que os alunos vejam em casa.

  2. Etapa 2 - Introdução de aula

    Introduza o tema e contextualize a importância do estudo de arcos. Envolva nessa introdução o que os alunos aprenderam assistindo e entendendo as atividades da casa.

  3. Etapa 3 - Estudo individual

    Os alunos deverão acessar um material de estudo e realizar uma leitura sobre medidas e comprimento de arcos. O material deve conter exemplos práticos e exercícios para fixação do conteúdo. Esse material pode ser disponibilizado pelo professor. Lembre-se que o [site da aprendizap](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/73eNQmN6taRNAHTvNclQBV?utm_origin%3Dlandingpage%26utm_source%3Dbusca&sa=D&source=editors&ust=1688495523877885&usg=AOvVaw1ZHEmkzpOKZ7EXmgzfDSiy) disponibiliza aulas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão se reunir em grupos para discutir o conteúdo estudado e resolver os exercícios propostos. Disponibilize os exercícios e circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deverá apresentar os resultados obtidos na discussão em grupo. Incentive a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal, para avaliar a atividade. Explique como utilizar a ferramenta e incentive a reflexão sobre o aprendizado.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos deverão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs e entregar ao professor.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Faça uma reflexão sobre a aula e incentive os alunos a continuarem estudando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Incentivar a reflexão sobre o aprendizado e a autoavaliação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Resolução correta dos exercícios propostos.
  • Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs e reflexão sobre o aprendizado.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Auxiliar os alunos na resolução dos exercícios propostos.
  • Explicar como utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs e incentivar a reflexão sobre o aprendizado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Realizar a leitura do material de estudo e resolver os exercícios propostos.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs e refletir sobre o aprendizado.