Aula sobre Area De Figuras Compostas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A área de figuras compostas é um tema importante na Matemática, pois permite que os estudantes compreendam como calcular a área de figuras planas que podem ser decompostas em quadrados, retângulos e/ou triângulos. Essa habilidade é fundamental para a resolução de problemas cotidianos, como o cálculo da área de um terreno ou de um cômodo. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, criando um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Essa metodologia permite que os estudantes sejam protagonistas do próprio aprendizado, desenvolvendo habilidades como a colaboração e a criatividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Área de figuras compostas" e explique como ele pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes. Mostre exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve escolher um líder, que será responsável por coordenar as atividades do grupo.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo deve criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos devem utilizar a metodologia Aprendizagem Entre Pares para colaborar na criação do mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Os alunos devem explicar a ideia central e as sub-ideias, demonstrando como elas se relacionam entre si.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas

    Apresente alguns problemas envolvendo o cálculo da área de figuras compostas. Os alunos devem trabalhar em seus grupos para resolver os problemas, utilizando as informações apresentadas nos mapas conceituais.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos devem discutir as soluções encontradas para os problemas apresentados pelo professor. Cada grupo deve apresentar sua solução e explicar como chegou a ela.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, destacando os principais pontos abordados e reforçando a importância do tema para o cotidiano dos estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a área de figuras compostas.
  • Estimular a colaboração e a criatividade dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em resolver problemas matemáticos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Resolução correta dos problemas apresentados pelo professor.
  • Clareza e organização na apresentação dos mapas conceituais.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e exemplos práticos sobre o assunto.
  • Coordenar a formação dos grupos e a criação dos mapas conceituais.
  • Apresentar problemas para os alunos resolverem em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa conceitual.
  • Trabalhar em grupo para resolver os problemas apresentados pelo professor.
  • Apresentar soluções claras e organizadas para os problemas.