Aula sobre Area De Figuras Compostas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A área de figuras compostas é um tema importante na Matemática, por permitir que os estudantes compreendam como calcular a área de figuras planas que podem ser decompostas em quadrados, retângulos e/ou triângulos. Esse conhecimento é fundamental para a resolução de problemas cotidianos, como o cálculo da área de um terreno ou de um cômodo. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia e desenvolver habilidades de resolução de problemas. Eles irão trabalhar em equipe para criar exemplos práticos e didáticos sobre o tema, o que irá ajudá-los a compreender melhor o assunto.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Área de figuras compostas" e explique como ele pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes. Explique a metodologia Design Thinking e como ela será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem trabalhar em equipe para criar um mapa de empatia sobre o tema. Eles devem preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que eles compreendam melhor as necessidades e desafios dos usuários do tema.

  3. Etapa 3 - Definição dos subtópicos

    Os alunos devem definir os subtópicos que irão abordar na aula. Eles podem escolher, por exemplo, como calcular a área de figuras compostas que podem ser decompostas em quadrados, retângulos e/ou triângulos.

  4. Etapa 4 - Pesquisa e criação de exemplos

    Os alunos devem pesquisar e criar exemplos práticos e didáticos sobre o tema. Eles podem utilizar materiais como papel, tesoura e régua para criar figuras compostas e calcular suas áreas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos exemplos

    Cada equipe deve apresentar seus exemplos para a turma. Auxilie na correção e explicação dos cálculos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre os exemplos apresentados e como eles podem ser aplicados em situações cotidianas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem a desenvolver suas habilidades de resolução de problemas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Incentivar a criatividade e a inovação.
  • Compreender a aplicação do tema no cotidiano dos estudantes.
  • Utilizar a metodologia ativa Design Thinking para aprimorar o aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Qualidade dos exemplos criados.
  • Correção dos cálculos de área.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Compreensão do tema e sua aplicação no cotidiano.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia Design Thinking.
  • Auxiliar na criação do mapa de empatia.
  • Corrigir e explicar os cálculos de área.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na criação do mapa de empatia.
  • Pesquisar e criar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Participar ativamente na discussão em grupo.
  • Compreender a aplicação do tema no cotidiano.
  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas.