Aula sobre Area De Figuras Compostas

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A área de figuras compostas é um tema importante na Matemática, pois permite que os estudantes compreendam como calcular a área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos. Esse conhecimento é fundamental para a resolução de problemas cotidianos, como o cálculo da área de um terreno ou de um cômodo. Nesta aula, os estudantes irão trabalhar com a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual irão identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. Para isso, irão criar infográficos que poderão ser distribuídos na comunidade, contribuindo para a disseminação da informação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Área de figuras compostas" e explique como ele pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes. Mostre exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema

    Os estudantes devem ser divididos em grupos e escolher um tema relacionado à área de figuras compostas para trabalhar durante a aula.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deve identificar um problema relacionado ao tema escolhido e definir a temática da pesquisa.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos devem realizar entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outros para levantar dados sobre o problema identificado.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos devem analisar o contexto do problema identificado, buscando entender o que causa esse problema e se é possível evitá-lo.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, buscando identificar semelhanças e diferenças.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Cada grupo deve propor soluções para o problema identificado, pensando em ações que possam contribuir com a disseminação da informação. Os estudantes devem criar infográficos (preenchimento das 8 lacunas) que poderão ser distribuídos na comunidade. Avalie conforme os critérios de avaliação e conclua retomando o tema da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entre áreas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo dos estudantes.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar problemas, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos estudantes durante a aula.
  • Qualidade do infográfico produzido pelos grupos.
  • Capacidade dos grupos em identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e exemplos práticos e didáticos sobre o assunto.
  • Orientar os grupos na escolha do tema e na identificação do problema.
  • Auxiliar os grupos na análise do contexto e na proposição de soluções.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula, contribuindo com ideias e sugestões.
  • Realizar entrevistas e pesquisas para levantar dados sobre o problema identificado.
  • Criar infográficos que possam ser distribuídos na comunidade, contribuindo para a disseminação da informação.