Aula sobre Area De Figuras Compostas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A área de figuras compostas é um tema importante na Matemática, pois permite que os estudantes compreendam como calcular a área de figuras planas que podem ser decompostas em quadrados, retângulos e/ou triângulos. Essa habilidade é fundamental para a resolução de problemas cotidianos, como o cálculo da área de um terreno ou de um cômodo. Nesta aula, os alunos irão criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema, utilizando a metodologia ativa Gamificação. Dessa forma, eles irão desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas, de forma lúdica e envolvente.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Área de figuras compostas" e explique como ele pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes. Em seguida, mostre exemplos práticos de como calcular a área de figuras compostas.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Cada grupo deve criar um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema "Área de figuras compostas". As perguntas e afirmações devem ser elaboradas pelos próprios alunos e devem abordar os conceitos e fórmulas relacionados ao tema.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma. Os demais alunos devem jogar e responder às perguntas e afirmações.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, os alunos devem discutir em grupo sobre as perguntas e afirmações apresentadas. Medeie a discussão e esclareça eventuais dúvidas.

  6. Etapa 6 - Resolução de problemas

    Proponha alguns problemas relacionados ao tema "Área de figuras compostas" para os alunos resolverem em grupo.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese da aula e reforce os conceitos e fórmulas relacionados ao tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entre áreas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do jogo.
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e envolvente, utilizando a metodologia ativa Gamificação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações elaboradas.
  • Resolução correta dos problemas propostos pelo professor.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Compreensão dos conceitos e fórmulas relacionados ao tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os exemplos práticos.
  • Mediar a criação do jogo pelos alunos.
  • Propor problemas para os alunos resolverem em grupo.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar os conceitos e fórmulas relacionados ao tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Elaborar perguntas e afirmações de qualidade.
  • Resolver corretamente os problemas propostos pelo professor.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Compreender os conceitos e fórmulas relacionados ao tema.