Aula sobre Area De Figuras Compostas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A área de figuras compostas é um tema importante na Matemática, pois permite que os alunos compreendam como calcular a área de figuras planas que podem ser decompostas em quadrados, retângulos e/ou triângulos. Essa habilidade é fundamental para a resolução de problemas cotidianos, como o cálculo da área de um terreno ou de um cômodo. Nesta aula, os alunos irão trabalhar em grupos em estações diferentes, cada uma com uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é que eles desenvolvam a habilidade de resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a metodologia de rotação por estações. Em seguida, os alunos devem ser divididos em três grupos e cada grupo irá para uma estação diferente.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Área de figuras compostas

    Nesta estação, os alunos devem trabalhar com figuras compostas e calcular a área total. Forneça exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o tema.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Decomposição de figuras

    Nesta estação, os alunos devem trabalhar com a decomposição de figuras em quadrados, retângulos e/ou triângulos. Forneça exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o tema.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Elaboração de problemas

    Nesta estação, os alunos devem elaborar problemas relacionados ao tema e trocar com os colegas de grupo. Forneça orientações para que os alunos possam elaborar problemas desafiadores e criativos.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna a turma e faça uma conclusão sobre o tema, destacando as principais aprendizagens e dificuldades encontradas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de calcular a área de figuras compostas.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na elaboração de problemas.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de calcular a área de figuras compostas.
  • Habilidade de decompor figuras em quadrados, retângulos e/ou triângulos.
  • Criatividade e originalidade na elaboração de problemas.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia de rotação por estações.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o tema.
  • Orientar os alunos na elaboração de problemas desafiadores e criativos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
  • Colaborar com os colegas de grupo na elaboração de problemas.
  • Demonstrar criatividade e originalidade na elaboração de problemas.