Aula sobre Area De Figuras Compostas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A área de figuras compostas é um tema importante na Matemática, pois permite que os estudantes compreendam como calcular a área de figuras planas que podem ser decompostas em quadrados, retângulos e/ou triângulos. Essa habilidade é fundamental para a resolução de problemas cotidianos, como o cálculo da área de um terreno ou de um cômodo. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual eles criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entre áreas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do cálculo de área de figuras compostas. Os alunos devem ser incentivados a compartilhar exemplos de situações cotidianas em que o cálculo de área é necessário.

  2. Etapa 2 - Videoaula

    Os alunos devem assistir a uma videoaula sobre o cálculo de área de figuras compostas. Disponibilize o link do vídeo com antecedência para que os alunos possam assisti-lo em casa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e discutir sobre o conteúdo apresentado na videoaula. Eles devem elaborar um resumo do que foi aprendido e apresentar para a turma.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de cálculo de área de figuras compostas. Os alunos devem ser incentivados a participar e a resolver os problemas junto com você.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Eles devem utilizar essa ferramenta para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões sobre o que foi aprendido.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos templates

    Os alunos devem apresentar seus templates para a turma e compartilhar suas opiniões sobre a atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem praticando o cálculo de área de figuras compostas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a área de figuras compostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Incentivar a criação de ferramentas de avaliação pelos próprios alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Resolução correta dos exemplos práticos apresentados pelo professor.
  • Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs com opiniões relevantes sobre a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar sua importância.
  • Disponibilizar a vídeo-aula com antecedência.
  • Apresentar exemplos práticos e incentivar a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir a vídeo-aula com atenção.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com opiniões relevantes sobre a atividade.