Aula sobre Area De Triangulos
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A área de triângulos é um tema importante na Matemática, pois é fundamental para o cálculo de áreas de outras figuras geométricas. Além disso, é um tema que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como no cálculo de áreas de terrenos, na construção de casas e edifícios, na elaboração de projetos de arquitetura, entre outros. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para que os alunos possam desenvolver a habilidade de estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros. Para isso, os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema e sua importância, além de contextualizar o assunto com exemplos práticos e didáticos.Etapa 2 - Resolução de problemas em grupo
Os alunos devem ser divididos em grupos e receber um problema para resolverem em conjunto. Forneça problemas que envolvam o cálculo de áreas de triângulos e quadriláteros.Etapa 3 - Discussão em grupo
Após a resolução dos problemas, os grupos devem discutir suas soluções e apresentá-las para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 5 - Aplicação do template
Os alunos devem preencher o template com suas avaliações sobre a atividade e apresentá-las para a turma.Etapa 6 - Exercícios individuais
Os alunos devem resolver exercícios individuais sobre o cálculo de áreas de triângulos e quadriláteros.Etapa 7 - Encerramento
Faça um breve resumo da aula e incentive os alunos a continuarem praticando o cálculo de áreas de figuras geométricas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
- Incentivar a resolução de problemas em grupo.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar suas próprias atividades.
- Estimular a prática do cálculo de áreas de figuras geométricas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na aula.
- Resolução correta dos problemas em grupo.
- Qualidade das avaliações preenchidas no template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Resolução correta dos exercícios individuais.
- Compreensão do tema apresentado.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e didática.
- Fornecer problemas que envolvam o cálculo de áreas de triângulos e quadriláteros.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.
- Esclarecer possíveis dúvidas dos alunos.
- Estimular a prática do cálculo de áreas de figuras geométricas.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula.
- Resolver corretamente os problemas em grupo.
- Criar avaliações de qualidade no template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Resolver corretamente os exercícios individuais.
- Praticar o cálculo de áreas de figuras geométricas.