Aula sobre Area De Triangulos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A área de triângulos é um tema importante na Matemática, pois é fundamental para o cálculo de áreas de outras figuras geométricas. Além disso, é um tema que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como no cálculo de áreas de terrenos, na construção de casas e edifícios, na elaboração de projetos de arquitetura, entre outros. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para que os alunos possam desenvolver a habilidade de estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros. Para isso, os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e sua importância, além de contextualizar o assunto com exemplos práticos e didáticos.

  2. Etapa 2 - Resolução de problemas em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e receber um problema para resolverem em conjunto. Forneça problemas que envolvam o cálculo de áreas de triângulos e quadriláteros.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Após a resolução dos problemas, os grupos devem discutir suas soluções e apresentá-las para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e esclareça possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  5. Etapa 5 - Aplicação do template

    Os alunos devem preencher o template com suas avaliações sobre a atividade e apresentá-las para a turma.

  6. Etapa 6 - Exercícios individuais

    Os alunos devem resolver exercícios individuais sobre o cálculo de áreas de triângulos e quadriláteros.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e incentive os alunos a continuarem praticando o cálculo de áreas de figuras geométricas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Incentivar a resolução de problemas em grupo.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar suas próprias atividades.
  • Estimular a prática do cálculo de áreas de figuras geométricas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na aula.
  • Resolução correta dos problemas em grupo.
  • Qualidade das avaliações preenchidas no template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Resolução correta dos exercícios individuais.
  • Compreensão do tema apresentado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Fornecer problemas que envolvam o cálculo de áreas de triângulos e quadriláteros.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.
  • Esclarecer possíveis dúvidas dos alunos.
  • Estimular a prática do cálculo de áreas de figuras geométricas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Resolver corretamente os problemas em grupo.
  • Criar avaliações de qualidade no template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Resolver corretamente os exercícios individuais.
  • Praticar o cálculo de áreas de figuras geométricas.