Aula sobre Area De Triangulos
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A área de triângulos é um tema importante na Matemática, pois é fundamental para o cálculo de áreas de outras figuras geométricas. Além disso, é um tema que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como no cálculo de áreas de terrenos, na construção de casas e edifícios, na elaboração de projetos de jardinagem, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. Eles irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique a importância do cálculo de áreas de figuras geométricas. Contextualize o tema, mostrando exemplos práticos de como o cálculo de áreas de triângulos pode ser aplicado no cotidiano dos alunos.Etapa 2 - Formação dos grupos e definição do problema
Os alunos devem ser divididos em grupos e definir um problema relacionado ao cálculo de áreas de triângulos e quadriláteros. Oriente-os na escolha do problema e na definição dos objetivos do projeto.Etapa 3 - Geração de alternativas
Os grupos devem pesquisar e discutir alternativas para resolver o problema definido na etapa anterior. Eles devem apresentar diferentes soluções e justificar suas escolhas.Etapa 4 - Solução
Com base nas alternativas geradas na etapa anterior, os grupos devem escolher a melhor solução para o problema. Eles devem apresentar a solução escolhida e explicar como chegaram a essa conclusão.Etapa 5 - Criação do diário de bordo
Os grupos devem criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Eles devem registrar todas as etapas do projeto, desde a definição do problema até a escolha da solução.Etapa 6 - Apresentação dos projetos
Cada grupo deve apresentar seu projeto para a turma, mostrando o problema definido, as alternativas geradas e a solução escolhida. Eles também devem explicar como chegaram a essa solução e como ela pode ser aplicada no cotidiano.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos durante o projeto, levando em consideração a participação em grupo, a criatividade na geração de alternativas e a qualidade da solução apresentada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Promover a aprendizagem colaborativa e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação em grupo.
- Criatividade na geração de alternativas.
- Qualidade da solução apresentada.
- Clareza na apresentação do projeto.
- Capacidade de aplicar a solução no cotidiano.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha do problema e na definição dos objetivos do projeto.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos durante o projeto.
- Promover a aprendizagem colaborativa e o trabalho em grupo.
- Fornecer feedbacks aos alunos durante o projeto.
Ações do aluno
- Definir um problema relacionado ao cálculo de áreas de triângulos e quadriláteros.
- Pesquisar e discutir alternativas para resolver o problema.
- Escolher a melhor solução para o problema.
- Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
- Apresentar o projeto para a turma, mostrando o problema definido, as alternativas geradas e a solução escolhida.