Aula sobre Area De Triangulos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A área de triângulos é um tema importante na Matemática, pois é fundamental para o cálculo de áreas de outras figuras geométricas. Além disso, é um tema que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como no cálculo de áreas de terrenos, na construção de casas e edifícios, na elaboração de projetos de arquitetura, entre outros. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking para que os alunos possam desenvolver a habilidade de estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros. Para isso, os alunos irão criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor as necessidades e desafios envolvidos no cálculo de áreas de triângulos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explicar a importância do cálculo de áreas de triângulos. Em seguida, peça aos alunos que criem um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos e discutir as informações coletadas no mapa de empatia. Em seguida, cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de cálculo de áreas de triângulos, utilizando figuras geométricas e situações do cotidiano. Os alunos devem acompanhar e participar da resolução dos exemplos.

  4. Etapa 4 - Atividade em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos e resolver exercícios de cálculo de áreas de triângulos, utilizando as informações coletadas no mapa de empatia.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar seus resultados para a turma, explicando como chegaram às soluções dos exercícios.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as dificuldades encontradas durante a atividade e como poderiam ter sido superadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando a importância do cálculo de áreas de triângulos e como a metodologia ativa Design Thinking pode ser aplicada em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Resolução correta dos exercícios propostos.
  • Capacidade de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Criatividade na resolução dos exercícios.
  • Compreensão do tema e da metodologia utilizada.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância.
  • Estimular a criação do mapa de empatia pelos alunos.
  • Apresentar exemplos práticos de cálculo de áreas de triângulos.
  • Acompanhar e orientar os alunos durante a resolução dos exercícios.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar a importância do tema.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Resolver os exercícios propostos em grupo.
  • Apresentar os resultados para a turma.
  • Discutir em grupo as dificuldades encontradas durante a atividade.