Aula sobre Area De Triangulos

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A área de triângulos é um tema importante na Matemática, pois é fundamental para o cálculo de áreas de outras figuras geométricas. Além disso, é um tema que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como no cálculo de áreas de terrenos, na construção de casas e edifícios, na elaboração de projetos de jardinagem, entre outros. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Estudo de Caso para que os alunos possam desenvolver a habilidade de estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros. Para isso, os alunos irão trabalhar em grupos, escolhendo um tema para pesquisa e apresentação, e irão desenvolver infográficos para disseminar a informação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula, explicando a importância da área de triângulos e como ela pode ser aplicada no cotidiano. Em seguida, apresente a metodologia Estudo de Caso e explique como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema

    Os alunos devem ser divididos em grupos e escolher um tema para pesquisa e apresentação. Oriente os alunos na escolha do tema, sugerindo temas relacionados à área de triângulos e quadriláteros.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Os grupos devem definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Oriente os alunos na definição do problema, sugerindo perguntas que possam ajudar na identificação do problema.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos devem realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado. Oriente os alunos na realização das pesquisas e entrevistas, sugerindo fontes de informação e perguntas que possam ajudar na coleta de dados.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos devem analisar os dados coletados e identificar as causas do problema. Oriente os alunos na análise dos dados, sugerindo perguntas que possam ajudar na identificação das causas do problema.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e identificar possíveis soluções para o problema. Oriente os alunos na comparação dos dados, sugerindo fontes de informação e perguntas que possam ajudar na identificação das soluções.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos infográficos

    Os grupos devem apresentar os infográficos criados para disseminar a informação sobre o tema escolhido. Oriente os alunos na criação dos infográficos, sugerindo modelos e ferramentas que possam ajudar na elaboração dos infográficos. Avalie conforme os critérios de avaliação e conclua a aula retomando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de dados.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação e apresentação de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e análise de dados.
  • Qualidade e clareza dos infográficos criados.
  • Habilidade de comunicação e apresentação de informações.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do tema e na definição do problema.
  • Sugerir fontes de informação e perguntas que possam ajudar na coleta e análise de dados.
  • Orientar os alunos na criação dos infográficos e na apresentação das informações.

Ações do aluno

  • Escolher um tema para pesquisa e apresentação.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar dados sobre o problema identificado.
  • Criar infográficos para disseminar a informação sobre o tema escolhido.