Aula sobre Area De Triangulos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A área de triângulos é um conceito matemático fundamental que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como no cálculo de áreas de terrenos, na construção de objetos e na resolução de problemas geométricos. Nesta aula, os alunos irão aprender a estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros por meio da metodologia ativa Gamificação. Eles irão criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do cálculo de áreas de triângulos e quadriláteros. Em seguida, explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um kit com cartas em branco para criar o jogo.

  3. Etapa 3 - Criação das cartas

    Os alunos devem criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema. As perguntas devem ser relacionadas aos conceitos de área de triângulos e quadriláteros, enquanto as afirmações devem ser verdades ou mentiras sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Troca de cartas

    Os grupos devem trocar as cartas criadas com outros grupos para que possam jogar o jogo criado por outros alunos.

  5. Etapa 5 - Jogo

    Os grupos devem jogar o jogo criado por outros alunos e responder as perguntas e afirmações. Acompanhe e auxilie os alunos durante o jogo.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após o jogo, conduza uma discussão sobre as perguntas e afirmações apresentadas no jogo, esclarecendo dúvidas e reforçando os conceitos aprendidos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os conceitos aprendidos e a importância do cálculo de áreas de triângulos e quadriláteros.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do jogo.
  • Promover a aprendizagem significativa por meio da metodologia ativa Gamificação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos alunos.
  • Desempenho dos alunos durante o jogo.
  • Participação dos alunos na discussão após o jogo.
  • Compreensão dos conceitos de área de triângulos e quadriláteros.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do cálculo de áreas de triângulos e quadriláteros.
  • Explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.
  • Acompanhar e auxiliar os alunos durante a criação do jogo e durante o jogo em si.
  • Conduzir a discussão após o jogo.
  • Concluir a aula reforçando os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Criar perguntas e afirmações relacionadas aos conceitos de área de triângulos e quadriláteros.
  • Jogar o jogo criado por outros alunos e responder as perguntas e afirmações.
  • Participar da discussão após o jogo.
  • Demonstrar compreensão dos conceitos de área de triângulos e quadriláteros.