Aula sobre Area De Triangulos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A área de triângulos é um tema importante da matemática que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como no cálculo de áreas de terrenos, na construção de telhados, na elaboração de projetos arquitetônicos, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros por meio da metodologia ativa Rotação por estações. Essa metodologia permite que os alunos aprendam de forma mais dinâmica e participativa, pois eles são divididos em grupos e realizam atividades diferentes em cada estação.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia que será utilizada. Em seguida, contextualize o tema com exemplos práticos e didáticos.Etapa 2 - Estação 1 - Cálculo de área de triângulos
Os alunos devem realizar uma atividade em que deverão calcular a área de diferentes triângulos utilizando a fórmula A = (b x h)/2. Disponibilize diferentes triângulos em cartolinas e os alunos devem medir a base e a altura para realizar o cálculo.Etapa 3 - Estação 2 - Cálculo de área de quadriláteros
Os alunos devem realizar uma atividade em que deverão calcular a área de diferentes quadriláteros utilizando a fórmula A = b x h. Disponibilize diferentes quadriláteros em cartolinas e os alunos devem medir a base e a altura para realizar o cálculo.Etapa 4 - Estação 3 - Aplicação prática
Os alunos devem realizar uma atividade em que deverão aplicar o conhecimento adquirido nas estações anteriores em situações práticas. Disponibilize diferentes situações em que os alunos devem calcular a área de triângulos e quadriláteros, como por exemplo, o cálculo da área de um terreno para construção.Etapa 5 - Socialização
Os alunos devem socializar as atividades realizadas em cada estação. Faça uma síntese do conteúdo trabalhado.Etapa 6 - Avaliação
Aplique uma avaliação para verificar o aprendizado dos alunos.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância do tema para a vida cotidiana.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Proporcionar uma aprendizagem mais dinâmica e significativa.
Critérios de avaliação
- Capacidade de calcular a área de triângulos e quadriláteros utilizando as fórmulas adequadas.
- Habilidade em aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Clareza e organização na apresentação dos resultados.
- Compreensão do tema abordado.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia que será utilizada.
- Disponibilizar materiais e recursos necessários para a realização das atividades.
- Orientar e acompanhar os alunos durante as atividades.
- Fazer uma síntese do conteúdo trabalhado.
- Aplicar uma avaliação para verificar o aprendizado dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar os cálculos de forma correta e organizada.
- Aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.
- Socializar as atividades realizadas em cada estação.
- Demonstrar compreensão do tema abordado.