Aula sobre Area Dos Losangos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Inicie a aula citando que a área dos losangos é um tema importante na Matemática, pois é uma das formas de calcular a área de figuras geométricas. Os losangos são figuras que podem ser encontradas em diversos lugares, como em pisos, azulejos, jóias e até mesmo em placas de trânsito. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a área dos losangos e como essa habilidade pode ser aplicada em situações cotidianas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância de calcular a área dos losangos. Em seguida, os alunos irão criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  2. Etapa 2 - Identificação dos conhecimentos prévios

    Os alunos irão compartilhar suas experiências com losangos e o que já sabem sobre o cálculo de área de figuras geométricas. Incentive a participação de todos.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos conceitos

    Mostre aos alunos os conceitos de área e como calcular a área dos losangos. Serão utilizados exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos.

  4. Etapa 4 - Resolução de exercícios em grupo

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para resolver exercícios sobre o cálculo de área dos losangos. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar seus resultados e explicar como chegaram às respostas. Estimule a discussão e o debate entre os alunos.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Os alunos irão criar situações cotidianas em que o cálculo de área dos losangos pode ser aplicado. Eles irão apresentar suas ideias para a turma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce os conceitos aprendidos. Os alunos irão compartilhar suas impressões sobre a aula e o uso da metodologia Design Thinking.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
  • Estimular a criatividade e a empatia dos alunos por meio da metodologia Design Thinking.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos por meio do trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos de área e cálculo de área dos losangos.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Capacidade de aplicar o conhecimento adquirido em situações cotidianas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades propostas.
  • Circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.
  • Estimular a discussão e o debate entre os alunos.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Apresentar suas ideias e resultados de forma clara e objetiva.
  • Aplicar o conhecimento adquirido em situações cotidianas.
  • Compartilhar suas impressões sobre a aula e o uso da metodologia Design Thinking.