Aula sobre Area Dos Losangos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Inicie a aula citando que a área dos losangos é um tema importante na Matemática, pois é uma das formas de calcular a área de um quadrilátero. Os losangos são figuras geométricas que podem ser encontradas em diversas situações do cotidiano, como em pisos, azulejos, joias, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a área dos losangos e a estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com uma roda de conversa para saber o que os alunos já sabem sobre os losangos e como eles podem ser encontrados no cotidiano. Em seguida, os alunos criarão o _template_ de registro de aprendizagem com os campos de ‘Check-in’ e ‘Check-out’.

  2. Etapa 2 - Introdução ao tema

    Apresente a definição de losango e como calcular sua área. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o tema.

  3. Etapa 3 - Resolução de problemas em grupo

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para resolverem problemas envolvendo exercícios de cálculo da área de losangos, utilizando a fórmula A = (D1 x D2) / 2, em que D1 e D2 são as diagonais do losango. Entregue a lista de exercício previamente montada por você e, circule pela sala, auxiliando os grupos e tirando dúvidas.

  4. Etapa 4 - Correção dos exercícios

    Corrija os exercícios em conjunto com a turma, explicando as estratégias utilizadas pelos grupos e tirando dúvidas. Incentive a participação de todos, para enriquecer o aprendizado.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Finalize a aula com um check-out, perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre área de losangos e quais são as principais dúvidas que ainda têm em relação ao assunto. O objetivo é avaliar o aprendizado dos alunos e identificar possíveis lacunas no conhecimento.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Os alunos terão como tarefa de casa a resolução de exercícios sobre o cálculo da área de losangos, triângulos e quadriláteros. Os alunos devem registrar a tarefa no caderno e entregar na próxima aula. Peça também para preencherem o check-out trazendo o que aprenderam em aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de calcular a área de losangos, triângulos e quadriláteros.
  • Participação ativa nas atividades propostas em sala de aula.
  • Habilidade em estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em sala de aula.
  • Realizar os exercícios propostos para fixar o conteúdo.
  • Preencher o _template_ de registro de aprendizagem com os campos de ‘Check-in’ e ‘Check-ou’.