Aula sobre Area Dos Losangos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Inicie a aula citando que a área dos losangos é um tema importante na Matemática, pois é uma das formas de calcular a área de figuras planas. Os losangos são figuras geométricas que podem ser encontradas em diversos objetos do cotidiano, como em placas de trânsito, em pisos de cerâmica, em joias, entre outros. Nesta aula, os alunos irão criar um jogo que envolva o cálculo da área dos losangos. Dessa forma, os estudantes poderão aprender de forma lúdica e divertida.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância do cálculo da área dos losangos na Matemática e no cotidiano. Serão apresentados exemplos de objetos que possuem losangos em sua composição.

  2. Etapa 2 - Explicação do jogo

    O professor irá explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada nesta aula. Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos e instrua-os a criarem um jogo que envolva o cálculo da área dos losangos. Serão apresentados os campos que devem constar no mapa de registro.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos terão 60 minutos para criar o jogo em seus grupos. Circule pela sala para auxiliá-los estudantes e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Os demais alunos deverão jogar e avaliar o jogo criado pelos colegas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, os alunos irão discutir em grupo sobre as dificuldades encontradas durante a criação do jogo e sobre as estratégias utilizadas para solucionar os desafios.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Os alunos deverão fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam durante a aula e sobre como a metodologia ativa Gamificação pode ser aplicada em outras disciplinas.Incentive a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando a Matemática de forma lúdica e criativa. Aproveite para coletar feedbacks sobre a atividade com os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Aplicar a metodologia ativa Gamificação para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo.
  • Clareza e objetividade na explicação do jogo.
  • Correção na aplicação da fórmula para o cálculo da área dos losangos.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Reflexão individual sobre o aprendizado.

Ações do professor

  • Explicar o tema da aula e a metodologia ativa Gamificação.
  • Auxiliar os alunos durante a criação do jogo.
  • Avaliar os jogos criados pelos alunos.
  • Estimular a reflexão individual sobre o aprendizado.
  • Encerrar a aula reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo em grupo.
  • Aplicar corretamente a fórmula para o cálculo da área dos losangos.
  • Avaliar os jogos criados pelos colegas.
  • Fazer uma reflexão individual sobre o aprendizado.
  • Colaborar com os colegas durante a aula.