Aula sobre Area Dos Losangos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Inicie a aula citando que a área dos losangos é um tema importante na Matemática, pois é uma das formas de calcular a área de figuras geométricas. Os losangos são figuras que podem ser encontradas em diversos lugares, como em pisos, azulejos, joias e até mesmo em placas de trânsito. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a área dos losangos e a estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância do cálculo de área dos losangos. Em seguida, explique aos alunos como será a metodologia ‘Rotação por estações’ utilizada na aula. Divida os alunos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Etapa 2 - Estação 1 - Cálculo da área do losango
Os alunos irão realizar uma atividade prática na qual irão medir os lados de um losango e calcular a sua área utilizando a fórmula A = (d1 x d2) / 2, onde d1 e d2 são as diagonais do losango.Etapa 3 - Estação 2 - Cálculo da área do triângulo
Os alunos irão realizar uma atividade prática na qual irão medir a base e a altura de um triângulo e calcular a sua área utilizando a fórmula A = (b x h) / 2, onde b é a base e h é a altura.Etapa 4 - Estação 3 - Cálculo da área do quadrilátero
Os alunos irão realizar uma atividade prática na qual irão medir os lados de um objeto fornecido pelo professor em formato de quadrilátero e calcular a sua área utilizando a fórmula A = base x altura.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir com seus grupos sobre as atividades realizadas e estabelecer as expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros. Circule pela sala tirando possíveis dúvidas.Etapa 6 - Socialização dos resultados
Ao final das atividades, os grupos irão socializar os resultados obtidos em cada estação. Medie a discussão e fazer as considerações finais.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades e dar um feedback sobre o trabalho realizado por cada um dos integrantes grupos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
- Proporcionar uma aprendizagem significativa por meio de atividades práticas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Correção dos cálculos realizados pelos alunos.
- Estabelecimento correto das expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância do cálculo de área dos losangos.
- Explicar a metodologia utilizada na aula.
- Orientar os alunos durante as atividades práticas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância do cálculo de área dos losangos e de outras figuras geométricas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar os cálculos corretamente.
- Estabelecer as expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros corretamente.
- Discutir em grupo as atividades realizadas.
- Apresentar os resultados obtidos na discussão em grupo.