Aula sobre Area Dos Losangos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Inicie a aula citando que a área dos losangos é um tema importante na Matemática, pois é uma das formas de calcular a área de figuras geométricas. Os losangos são figuras que podem ser encontradas em diversos lugares, como em pisos, azulejos, joias e até mesmo em placas de trânsito. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a área dos losangos e a estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do cálculo de área dos losangos. Em seguida, explique aos alunos como será a metodologia ‘Rotação por estações’ utilizada na aula. Divida os alunos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Cálculo da área do losango

    Os alunos irão realizar uma atividade prática na qual irão medir os lados de um losango e calcular a sua área utilizando a fórmula A = (d1 x d2) / 2, onde d1 e d2 são as diagonais do losango.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Cálculo da área do triângulo

    Os alunos irão realizar uma atividade prática na qual irão medir a base e a altura de um triângulo e calcular a sua área utilizando a fórmula A = (b x h) / 2, onde b é a base e h é a altura.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Cálculo da área do quadrilátero

    Os alunos irão realizar uma atividade prática na qual irão medir os lados de um objeto fornecido pelo professor em formato de quadrilátero e calcular a sua área utilizando a fórmula A = base x altura.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir com seus grupos sobre as atividades realizadas e estabelecer as expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros. Circule pela sala tirando possíveis dúvidas.

  6. Etapa 6 - Socialização dos resultados

    Ao final das atividades, os grupos irão socializar os resultados obtidos em cada estação. Medie a discussão e fazer as considerações finais.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades e dar um feedback sobre o trabalho realizado por cada um dos integrantes grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Proporcionar uma aprendizagem significativa por meio de atividades práticas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Correção dos cálculos realizados pelos alunos.
  • Estabelecimento correto das expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do cálculo de área dos losangos.
  • Explicar a metodologia utilizada na aula.
  • Orientar os alunos durante as atividades práticas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância do cálculo de área dos losangos e de outras figuras geométricas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar os cálculos corretamente.
  • Estabelecer as expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros corretamente.
  • Discutir em grupo as atividades realizadas.
  • Apresentar os resultados obtidos na discussão em grupo.