Aula sobre Area Dos Losangos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula dizendo aos alunos que a área dos losangos é um tema importante na Matemática, pois é uma das formas de calcular a área de um quadrilátero. Os losangos são figuras geométricas que podem ser encontradas em diversos lugares, como em pisos, azulejos, joias e até mesmo em logotipos de empresas. Cite que, nesta aula, os alunos aprenderão a calcular a área dos losangos e como essa habilidade pode ser aplicada em situações cotidianas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre a área dos losangos.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Os alunos terão acesso a um material de estudo prévio, que pode ser um texto, um vídeo ou uma apresentação de slides. Nesse material, eles aprenderão a fórmula para calcular a área dos losangos e verão exemplos práticos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para discutirem sobre a fórmula e os exemplos apresentados no material de estudo prévio. Circule pela sala e auxiliar os grupos que tiverem dúvidas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de cálculo de área de losangos, como a área de um tapete ou a área de um adesivo para parede. Os alunos deverão resolver os exemplos em seus cadernos.

  5. Etapa 5 - ‘Dinâmica dos 3 Qs’

    Os alunos utilizarão um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade. Eles deverão preencher os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que tal’, indicando o que gostaram, o que não gostaram e o que poderia ser melhorado na atividade.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos inicialmente formados discutirão sobre as avaliações feitas pelos alunos e o professor fará uma síntese das principais sugestões. Em seguida, os alunos farão uma autoavaliação sobre o que aprenderam na aula.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e reforce a importância do cálculo da área dos losangos na Matemática e em situações cotidianas. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em avaliar e sugerir melhorias em atividades pedagógicas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em aplicar a fórmula para calcular a área dos losangos.
  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade das sugestões de melhoria feitas pelos alunos na ‘Dinâmica dos 3 Qs’.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Circular pela sala e auxiliar os grupos que tiverem dúvidas.
  • Fazer uma síntese das principais sugestões feitas pelos alunos na ‘Dinâmica dos 3 Qs’.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Resolver os exemplos práticos apresentados pelo professor.
  • Avaliar a atividade utilizando o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.