Aula sobre Area Dos Losangos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Inicie a aula dizendo aos alunos que a área dos losangos é um tema importante na Matemática, pois é uma das formas de calcular a área de um quadrilátero. Os losangos são figuras geométricas que podem ser encontradas em diversos lugares, como em pisos, azulejos, joias e até mesmo em logotipos de empresas. Cite que, nesta aula, os alunos aprenderão a calcular a área dos losangos e como essa habilidade pode ser aplicada em situações cotidianas.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre a área dos losangos.Etapa 2 - Estudo prévio
Os alunos terão acesso a um material de estudo prévio, que pode ser um texto, um vídeo ou uma apresentação de slides. Nesse material, eles aprenderão a fórmula para calcular a área dos losangos e verão exemplos práticos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para discutirem sobre a fórmula e os exemplos apresentados no material de estudo prévio. Circule pela sala e auxiliar os grupos que tiverem dúvidas.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de cálculo de área de losangos, como a área de um tapete ou a área de um adesivo para parede. Os alunos deverão resolver os exemplos em seus cadernos.Etapa 5 - ‘Dinâmica dos 3 Qs’
Os alunos utilizarão um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade. Eles deverão preencher os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que tal’, indicando o que gostaram, o que não gostaram e o que poderia ser melhorado na atividade.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os grupos inicialmente formados discutirão sobre as avaliações feitas pelos alunos e o professor fará uma síntese das principais sugestões. Em seguida, os alunos farão uma autoavaliação sobre o que aprenderam na aula.Etapa 7 - Encerramento
Faça um breve resumo da aula e reforce a importância do cálculo da área dos losangos na Matemática e em situações cotidianas. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em avaliar e sugerir melhorias em atividades pedagógicas.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em aplicar a fórmula para calcular a área dos losangos.
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade das sugestões de melhoria feitas pelos alunos na ‘Dinâmica dos 3 Qs’.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Circular pela sala e auxiliar os grupos que tiverem dúvidas.
- Fazer uma síntese das principais sugestões feitas pelos alunos na ‘Dinâmica dos 3 Qs’.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Resolver os exemplos práticos apresentados pelo professor.
- Avaliar a atividade utilizando o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.