Aula sobre Area Dos Quadrados

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A área dos quadrados é um conceito matemático fundamental que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de casas, na elaboração de projetos arquitetônicos, na medição de terrenos, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a área dos quadrados e a estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância do cálculo da área dos quadrados. Serão apresentados exemplos práticos de como o conceito pode ser aplicado no cotidiano dos alunos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo irá definir um problema relacionado ao cálculo da área dos quadrados. O problema deve ser desafiador e estimular a criatividade dos alunos. Esses problemas podem ser apresentados pelo professor.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos irão gerar alternativas para resolver o problema definido na etapa anterior. Serão apresentadas diferentes formas de calcular a área dos quadrados, incluindo a utilização de fórmulas e a medição dos lados.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos irão escolher a melhor alternativa para resolver o problema e apresentar a solução para a turma. Serão discutidas as diferentes formas de calcular a área dos quadrados e a importância de estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.

  6. Etapa 6 - Exercícios práticos

    Os alunos irão resolver exercícios práticos sobre o cálculo da área dos quadrados, utilizando as expressões de cálculo estabelecidas na etapa anterior. Disponibilize os exercícios para praticarem.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula e a compreensão do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Aplicar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Compreensão do tema e das expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
  • Resolução correta dos exercícios práticos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do cálculo da área dos quadrados.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na definição do problema.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.
  • Tirar dúvidas e auxiliar os alunos na resolução dos exercícios práticos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e estimular a criatividade.
  • Resolver corretamente os exercícios práticos.
  • Apresentar a solução do problema para a turma.
  • Tirar dúvidas e auxiliar os colegas de grupo.