Aula sobre Area Dos Quadrados

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A área dos quadrados é um conceito matemático fundamental que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de casas, na elaboração de projetos arquitetônicos, na medição de terrenos, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a área dos quadrados e a relacionar esse conceito com outras figuras geométricas, como retângulos e triângulos. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância do cálculo da área dos quadrados. Serão apresentados exemplos práticos de como esse conceito é aplicado no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre o problema proposto: "Como calcular a área de um quadrado?" Cada grupo deverá apresentar suas ideias e alternativas para solucionar o problema.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os grupos irão pesquisar sobre o cálculo da área dos quadrados e outras figuras geométricas relacionadas, como retângulos e triângulos. Eles deverão registrar suas descobertas no diário de bordo que pode ser uma folha dedicada ao projeto ou seus próprios cadernos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar suas descobertas e soluções para o problema proposto. Medie uma discussão sobre o tema para esclarecer possíveis dúvidas.

  5. Etapa 5 - Exercícios práticos

    Os alunos irão realizar exercícios práticos para fixar o conteúdo aprendido. Disponibilize materiais como régua, lápis e papel para que os alunos possam realizar os cálculos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula e verifique se eles conseguiram estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Faça um fechamento da aula, reforçando os conceitos aprendidos e destacando a importância do cálculo da área dos quadrados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de aplicar conceitos matemáticos no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Registro correto das descobertas no diário de bordo.
  • Realização correta dos exercícios práticos.
  • Estabelecimento correto das expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
  • Participação ativa na aula como um todo.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo.
  • Disponibilizar materiais para a realização dos exercícios práticos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.
  • Fazer um fechamento da aula, reforçando os conceitos aprendidos.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Registrar corretamente as descobertas no diário de bordo.
  • Realizar corretamente os exercícios práticos.
  • Estabelecer corretamente as expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
  • Participar ativamente da aula como um todo.