Aula sobre Area Dos Quadrados
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A área dos quadrados é um conceito matemático fundamental que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de casas, na medição de terrenos, na confecção de roupas e na elaboração de projetos arquitetônicos. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a área dos quadrados e a aplicar esse conhecimento em situações práticas. A metodologia utilizada será o Estudo de Caso, que irá permitir aos alunos identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância do cálculo da área dos quadrados. Em seguida, divida a turma em grupos e explique a metodologia Estudo de Caso.Etapa 2 - Identificação do problema
Cada grupo irá escolher um problema relacionado à área dos quadrados e defina a temática da pesquisa. Auxilie os alunos na escolha do problema e na definição da temática.Etapa 3 - Levantamento de dados
Os grupos irão realizar pesquisas para coletar informações sobre o problema escolhido. Oriente os alunos na realização das pesquisas e entrevistas.Etapa 4 - Análise do contexto
Os grupos irão analisar os dados coletados e identificar as causas do problema. Auxilie os alunos na análise dos dados e na identificação das causas.Etapa 5 - Comparação
Os grupos irão comparar os dados obtidos nas pesquisas com dados oficiais. Oriente os alunos na comparação dos dados e na elaboração de gráficos, tabelas e quadro de solução do problema.Etapa 6 - Soluções
Os grupos irão propor soluções para o problema identificado e criar um infográfico para disseminar a informação. Disponibilize modelos de infográficos para o tema. Auxilie os alunos na elaboração das soluções e na criação do infográfico.Etapa 7 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar seu infográfico para a turma e explicar as soluções propostas. Avalie a apresentação e o infográfico.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de quadrados.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e em realizar pesquisas e entrevistas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na realização das atividades propostas.
- Qualidade do infográfico produzido pelos grupos.
- Clareza e objetividade na apresentação das soluções propostas pelos grupos.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha do problema e na definição da temática.
- Auxiliar os alunos na realização das pesquisas e entrevistas.
- Avaliar a apresentação e o infográfico produzido pelos grupos.
Ações do aluno
- Escolher um problema relacionado à área dos quadrados e definir a temática da pesquisa.
- Realizar pesquisas e entrevistas para coletar informações sobre o problema escolhido.
- Propor soluções para o problema identificado e criar um infográfico para disseminar a informação.