Aula sobre Area Dos Quadrados

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A área dos quadrados é um conceito matemático fundamental que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de casas, na medição de terrenos, na confecção de roupas e na elaboração de projetos arquitetônicos. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo que envolva o cálculo da área dos quadrados, utilizando a metodologia ativa Gamificação. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de quadrados e, ao mesmo tempo, estimular a criatividade e o trabalho em equipe.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa Gamificação. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um jogo que envolva o cálculo da área dos quadrados.

  2. Etapa 2 - Definição do objetivo do jogo

    Cada grupo deverá definir o objetivo do jogo, ou seja, o que os jogadores precisam fazer para vencer. Oriente os alunos a pensar em objetivos desafiadores e que estimulem o raciocínio lógico.

  3. Etapa 3 - Criação dos desafios do jogo

    Os grupos deverão criar os desafios do jogo, ou seja, as tarefas que os jogadores precisam cumprir para avançar de nível. Oriente os alunos a pensar em desafios que envolvam o cálculo da área dos quadrados de forma criativa e divertida.

  4. Etapa 4 - Definição dos níveis

    Cada grupo deverá definir os níveis do jogo, ou seja, a dificuldade das tarefas em cada etapa. Oriente os alunos a pensar em níveis progressivos, que aumentem o desafio à medida que o jogador avança.

  5. Etapa 5 - Esquema de recompensas

    Os grupos deverão criar um esquema de recompensas para o jogo, ou seja, o que os jogadores ganham ao cumprir as tarefas e avançar de nível. Oriente os alunos a pensar em recompensas que estimulem o interesse e a motivação dos jogadores.

  6. Etapa 6 - Informações para o consumidor final

    Cada grupo deverá criar um texto explicando como jogar o jogo e quais são as regras. Oriente os alunos a pensar em informações claras e objetivas, que facilitem o entendimento do jogo.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o jogo criado para a turma. Avalie a criatividade, a originalidade e a qualidade do jogo. Depois, reserve um tempo para que os alunos possam jogar e aprender brincando.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de quadrados.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do jogo.
  • Qualidade das tarefas e desafios propostos.
  • Clareza e objetividade das informações para o consumidor final.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos.
  • Avaliar a qualidade do jogo criado pelos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na criação do jogo.
  • Criar tarefas e desafios criativos e desafiadores.
  • Apresentar o jogo criado para a turma.