Aula sobre Area Dos Quadrados
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A área dos quadrados é um conceito matemático fundamental que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de casas, na medição de terrenos, na confecção de roupas e na elaboração de projetos arquitetônicos. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo que envolva o cálculo da área dos quadrados, utilizando a metodologia ativa Gamificação. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de quadrados e, ao mesmo tempo, estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa Gamificação. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um jogo que envolva o cálculo da área dos quadrados.Etapa 2 - Definição do objetivo do jogo
Cada grupo deverá definir o objetivo do jogo, ou seja, o que os jogadores precisam fazer para vencer. Oriente os alunos a pensar em objetivos desafiadores e que estimulem o raciocínio lógico.Etapa 3 - Criação dos desafios do jogo
Os grupos deverão criar os desafios do jogo, ou seja, as tarefas que os jogadores precisam cumprir para avançar de nível. Oriente os alunos a pensar em desafios que envolvam o cálculo da área dos quadrados de forma criativa e divertida.Etapa 4 - Definição dos níveis
Cada grupo deverá definir os níveis do jogo, ou seja, a dificuldade das tarefas em cada etapa. Oriente os alunos a pensar em níveis progressivos, que aumentem o desafio à medida que o jogador avança.Etapa 5 - Esquema de recompensas
Os grupos deverão criar um esquema de recompensas para o jogo, ou seja, o que os jogadores ganham ao cumprir as tarefas e avançar de nível. Oriente os alunos a pensar em recompensas que estimulem o interesse e a motivação dos jogadores.Etapa 6 - Informações para o consumidor final
Cada grupo deverá criar um texto explicando como jogar o jogo e quais são as regras. Oriente os alunos a pensar em informações claras e objetivas, que facilitem o entendimento do jogo.Etapa 7 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar o jogo criado para a turma. Avalie a criatividade, a originalidade e a qualidade do jogo. Depois, reserve um tempo para que os alunos possam jogar e aprender brincando.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de quadrados.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
- Desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade do jogo.
- Qualidade das tarefas e desafios propostos.
- Clareza e objetividade das informações para o consumidor final.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do jogo.
- Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos.
- Avaliar a qualidade do jogo criado pelos alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe na criação do jogo.
- Criar tarefas e desafios criativos e desafiadores.
- Apresentar o jogo criado para a turma.