Aula sobre Area Dos Quadrados

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A área dos quadrados é um conceito matemático fundamental que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de casas, na elaboração de projetos arquitetônicos, na medição de terrenos, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a área dos quadrados e a estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância do cálculo da área dos quadrados. Em seguida, divida a turma em três grupos e explique como funcionará a metodologia de Rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Cálculo da área dos quadrados

    Nesta estação, os alunos irão aprender a calcular a área dos quadrados. Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a medição da área de um terreno ou a construção de uma casa. Os alunos irão realizar exercícios de fixação enquanto circula tirando dúvidas e auxiliando os alunos.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Cálculo da área de triângulos

    Nesta estação, os alunos irão aprender a estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos, isso porque o triangulo é metade da área do quadrado. Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a medição da área de um triângulo em uma figura geométrica. Os alunos irão realizar exercícios de fixação e o professor irá tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Resolução de problemas

    Nesta estação, os alunos irão resolver problemas de interpretação de área de quadradose triângulos. Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a medição da área de um quadrado ou retângulo em uma figura geométrica. Os alunos irão realizar exercícios de fixação. Disponibilize os exercícios e auxilie os alunos com dúvidas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Ao final das estações, os alunos terão um tempo para discutir em grupo as atividades realizadas. Medie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  6. Etapa 6 - Exercícios em sala de aula

    Disponibilize exercícios para que os alunos possam praticar o tema.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve revisão do conteúdo abordado na aula e reforce a importância do tema para a resolução de problemas do cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia ativa Rotação por estações.
  • Proporcionar exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para facilitar o entendimento dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
  • Capacidade dos alunos em aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a importância do cálculo da área dos quadrados.
  • Dividir a turma em grupos e explicar como funcionará a metodologia de Rotação por estações.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para facilitar o entendimento dos alunos.
  • Tirar dúvidas dos alunos durante as atividades propostas.
  • Avaliar o aprendizado da turma ao final da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar os exercícios de fixação propostos em cada estação.
  • Tirar dúvidas com o professor durante as atividades.
  • Aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas.
  • Avaliar o próprio aprendizado ao final da aula.