Aula sobre Area Dos Quadrados

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A área dos quadrados é um conceito matemático fundamental que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de casas, na elaboração de projetos arquitetônicos, na medição de terrenos, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a área dos quadrados e a estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos deverão assistir a um vídeo explicativo sobre porcentagens e responder a algumas questões sobre o conteúdo. O vídeo pode ser encontrado em plataformas online de ensino, como o aprendizap.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância do cálculo da área dos quadrados.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre o vídeo assistido em casa e criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". O objetivo é que os alunos possam avaliar a atividade e identificar pontos positivos, negativos e sugestões de melhorias.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de cálculo de área de quadrados e triângulos, utilizando objetos do cotidiano dos alunos, como cadernos, mesas, entre outros. Os alunos serão incentivados a participar da atividade, medindo os objetos e calculando a área.

  5. Etapa 5 - Resolução de exercícios

    Os alunos irão resolver exercícios de cálculo de área de quadrados e triângulos, individualmente ou em grupo. Auxilie os alunos que tiverem dúvidas e incentive a troca de conhecimentos entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Os alunos irão apresentar os resultados dos exercícios resolvidos e discutir em grupo as soluções encontradas. Avalie a participação dos alunos e incentive a troca de conhecimentos entre os grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância do cálculo de área de quadrados e triângulos no cotidiano dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Estimular a troca de conhecimentos entre os alunos e o professor.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na aula.
  • Resolução correta dos exercícios propostos.
  • Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal".
  • Apresentação clara e objetiva dos resultados dos exercícios resolvidos.
  • Troca de conhecimentos entre os alunos e o professor.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a importância do cálculo da área dos quadrados.
  • Auxiliar os alunos que tiverem dúvidas na resolução dos exercícios.
  • Incentivar a troca de conhecimentos entre os alunos e o professor.
  • Avaliar a participação dos alunos na aula.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar a importância do cálculo de área de quadrados e triângulos no cotidiano dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre o tema em casa.
  • Participar ativamente da discussão em grupo sobre o vídeo assistido.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal".
  • Medir objetos do cotidiano e calcular a área de quadrados e triângulos.
  • Resolver exercícios de cálculo de área de quadrados e triângulos, individualmente ou em grupo.