Aula sobre Area Dos Retangulos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A área dos retângulos é um conceito matemático fundamental que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como no cálculo da área de um terreno, de um piso ou de uma parede. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a calcular a área de retângulos e a relacionar esse conceito com outras figuras geométricas, como quadrados e paralelogramos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e comente a importância dos conceitos de área de retângulos. Em seguida, pergunte aos alunos o que sabem sobre este tema, de maneira que possa avaliar o nível de conhecimento da turma sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Entender

    Explique o conceito de área dos retângulos e suas fórmulas. Os alunos irão discutir em grupos como esse conceito pode ser aplicado em situações cotidianas.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá escolher um exemplo prático de aplicação da área dos retângulos para esboçar possíveis soluções para o problema.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos irão apresentar suas soluções e discutir em conjunto qual é a melhor opção. Auxilie na escolha da solução mais adequada.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar um protótipo da solução escolhida, utilizando materiais disponíveis em sala de aula, como papel, lápis e régua.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus protótipos e testá-los em situações reais, como medir a área de uma parede ou de um terreno.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma reflexão final sobre o que foi aprendido na aula e dê feedbacks coletivos à turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.
  • Relacionar o conceito de área dos retângulos com outras figuras geométricas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Utilização correta das fórmulas para o cálculo da área dos retângulos.
  • Criatividade e originalidade na solução dos problemas propostos.
  • Cooperação e colaboração entre os membros do grupo.
  • Apresentação clara e objetiva dos resultados obtidos.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de área dos retângulos e suas fórmulas.
  • Auxiliar os alunos na escolha da solução mais adequada para os problemas propostos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.
  • Orientar os alunos na utilização correta das fórmulas para o cálculo da área dos retângulos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Utilizar corretamente as fórmulas para o cálculo da área dos retângulos.
  • Colaborar com os membros do grupo na resolução dos problemas propostos.
  • Apresentar soluções criativas e originais para os problemas propostos.
  • Testar e avaliar os protótipos criados em situações reais.