Aula sobre Area Dos Retangulos
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A área dos retângulos é um conceito matemático fundamental que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como no cálculo da área de um terreno, de um piso ou de uma parede. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a calcular a área de retângulos e a relacionar esse conceito com outras figuras geométricas, como quadrados e paralelogramos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e comente a importância dos conceitos de área de retângulos. Em seguida, pergunte aos alunos o que sabem sobre este tema, de maneira que possa avaliar o nível de conhecimento da turma sobre o assunto.Etapa 2 - Entender
Explique o conceito de área dos retângulos e suas fórmulas. Os alunos irão discutir em grupos como esse conceito pode ser aplicado em situações cotidianas.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá escolher um exemplo prático de aplicação da área dos retângulos para esboçar possíveis soluções para o problema.Etapa 4 - Decidir
Os grupos irão apresentar suas soluções e discutir em conjunto qual é a melhor opção. Auxilie na escolha da solução mais adequada.Etapa 5 - Prototipar
Os alunos irão criar um protótipo da solução escolhida, utilizando materiais disponíveis em sala de aula, como papel, lápis e régua.Etapa 6 - Testar
Os grupos irão apresentar seus protótipos e testá-los em situações reais, como medir a área de uma parede ou de um terreno.Etapa 7 - Conclusão
Conduza uma reflexão final sobre o que foi aprendido na aula e dê feedbacks coletivos à turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.
- Relacionar o conceito de área dos retângulos com outras figuras geométricas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Utilização correta das fórmulas para o cálculo da área dos retângulos.
- Criatividade e originalidade na solução dos problemas propostos.
- Cooperação e colaboração entre os membros do grupo.
- Apresentação clara e objetiva dos resultados obtidos.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de área dos retângulos e suas fórmulas.
- Auxiliar os alunos na escolha da solução mais adequada para os problemas propostos.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.
- Orientar os alunos na utilização correta das fórmulas para o cálculo da área dos retângulos.
- Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Utilizar corretamente as fórmulas para o cálculo da área dos retângulos.
- Colaborar com os membros do grupo na resolução dos problemas propostos.
- Apresentar soluções criativas e originais para os problemas propostos.
- Testar e avaliar os protótipos criados em situações reais.